Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/508
Título: Plano de desenvolvimento de uma plataforma digital de transporte para a cidade de Fortaleza
Autor(es): Albuquerque, Camila Carvalho
Ribeiro, Flávio Bandeira
Pinto, Francisco Jarbas Bezerra
Garcia, Halynka Matos
Pessoa, Juliana Andrade
Craveiro, Orlangela Martins
E-mail: camilacarvalhoalbuquerque@gmail.com
flavio.br700@gmail.com
jarbas@viacaourbana.com.br
rh@expressoguanabara.com.br
julianapessoa@hotmail.com
financeiro@viacaourbana.com.br
Orientador: Vidigal, Frederico
Número da turma: GN - T42
Data do documento: 2021
Citação: ALBUQUERQUE, Camila Carvalho et al. GPlano de desenvolvimento de uma plataforma digital de transporte para a cidade de Fortaleza. 2021. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Fortaleza, 2021.
Resumo: Nos últimos anos, o serviço de transporte por aplicativo ganhou mercado na cidade de Fortaleza, causando impacto direto no Setor de transporte coletivo de passageiros. Esta foi a principal causa para o aumento da queda da demanda, pois alguns usuários migraram para outras formas de deslocamento em busca de conforto e segurança. Diante desta realidade o presente projeto tem como objetivo desenvolver um plano que vislumbre possíveis soluções para o problema em questão. Inicialmente, apresentou-se uma análise cronológica do setor de transporte urbano da cidade de Fortaleza através da história. Em seguida foram abordados os conceitos que serviram como base para o desenvolvimento da pesquisa, além de fomentarem o conhecimento. Do ponto de vista metodológico, o trabalho seguiu uma metodologia qualitativa descritiva, focalizando a cidade de Fortaleza como o locus de pesquisa. Foram ouvidos usuários do transporte, motoristas de aplicativos e alguns empresários das empresas de transporte urbano de passageiros. Na sequência, foi realizada uma análise da realidade do setor apresentando o cenário atual e as dificuldades enfrentadas, inclusive com a pandemia. Foi explicitada a percepção dos empresários, dos usuários, dos motoristas de aplicativos e dos órgãos gestores através de visitas de benchmarking, pesquisas e entrevistas. E por fim, foi demonstrado um plano para a criação de uma plataforma digital de transporte para a cidade de Fortaleza, com a inclusão de uma carteira digital, oportunizando a recuperação da receita perdida para os transportes por aplicativo.
Abstract: In recent years, the app-based transport service has gained market share in the city of Fortaleza, causing a direct impact on the public passenger transport sector. This was the main cause for the increased drop in demand, as some users migrated to other forms of travel in search of comfort and safety. Given this reality, the present project aims to develop a plan that envisions possible solutions to the problem in question. Initially, a chronological analysis of the urban transport sector in the city of Fortaleza was presented throughout history. Then the concepts that served as a basis for the development of the research were addressed, in addition to fostering knowledge. From a methodological point of view, the work followed a descriptive qualitative methodology, focusing on the city of Fortaleza as the locus of research. Transport users, application drivers and some entrepreneurs from urban passenger transport companies were heard. Then, an analysis of the sector's reality was carried out, presenting the current scenario and the difficulties faced, including with the pandemic. The perception of entrepreneurs, users, application drivers and management bodies was explained through benchmarking visits, surveys and interviews. Finally, a plan was demonstrated for the creation of a digital transport platform for the city of Fortaleza, with the inclusion of a digital wallet, enabling the recovery of lost revenue for transport by application.
Palavras-chave: Transporte urbano de passageiros
Transporte por aplicativo
Plataforma digital
Carteira digital
Mobilidade urbana
Keywords: Urban passenger transport
Transport by application
Digital platform
Digital wallet
Urban mobility
Cidade: Fortaleza
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Fortaleza, 2021.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Plano de desenvolvimento de uma plataforma digital de transporte para a cidade de Fortaleza.pdf2.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.