Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/503
Título: Gestão 4.0: um modelo de gestão que promova a transformação digital como estímulo à melhoria do desempenho na empresa Ferrovia Transnordestina Logística S.A.
Autor(es): Paiva, Rafael Bastos
Semenzato, Aparecida
Aquino, Ivoneide Maria Vieira de
Albuquerque, Fernanda Cavalcante
Frota, Giselle de Negreiros Secundino
Oliveira, Leandra Cecília Diniz Silva de
E-mail: rafael.paiva@ftlsa.com.br
aparecida.semenzato@tlsa.com.br
ivoneide.aquino@vale.com
fernanda.albuquerque@tlsa.com.br
giselle.secundino.metrofor@gmail.com
leandra.silva@vale.com
Orientador: Ziviani, Fabrício
Número da turma: GN - T42
Data do documento: 2021
Citação: PAIVA, Rafael Bastos et al. Gestão 4.0: um modelo de gestão que promova a transformação digital como estímulo à melhoria do desempenho na empresa Ferrovia Transnordestina Logística S.A. 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Fortaleza, 2021.
Resumo: Para o progresso da logística no Brasil, principalmente para o transporte de cargas, considerando a vasta extensão territorial do país, é imprescindível o desenvolvimento do segmento ferroviário que, por sua vez, vêm demonstrando um crescimento gradativo ao longo dos últimos anos impulsionado por iniciativas do Ministério dos Transportes. Para isso, se fazem necessários projetos voltados para a transformação digital e novos modelos de gestão, pois torna-se crucial e inevitável realizar investimentos em inovação gerencial. O atual cenário de um novo mundo após uma pandemia mundial histórica (COVID-19), catalisou a necessidade de novos líderes que sejam capazes de pensar além das fronteiras dos modelos tradicionais de gestão, preconizando o pensamento inovador e a tecnologia como propulsores da avaliação de cenários e do crescimento alinhado a gestão e a estratégia, onde todas organizações entendem que o mundo VUCA surge em intervalos de tempo cada vez menores. Visto que otimizar métodos e burocracias administrativas são substanciais para sobrevivência das companhias, apresentamos um modelo de gestão sistêmica de processos, evitando retrabalhos, assegurando eficiência e agilidade na tomada de decisão nos processos de gestão da empresa Ferrovia Transnordestina Logística S.A. Demostrando aplicabilidade o modelo de gestão sugerido imprime inovação com simplicidade na redução de custos da empresa FTLSA.
Palavras-chave: Gestão
Transformação digital
Inovação
Cidade: Fortaleza
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Fortaleza, 2021.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.