Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/479
Título: Logística e novos negócios: um estudo que promova a maximização do transporte de cargas fracionadas utilizando espaço ocioso em bagageiros de ônibus
Autor(es): Gomes, Alexandra Marques
Marques, Alexandre Antonio
Neves, Alexandre de Oliveira
Mathias, Henrique Barone
Mangiarini, Paulo Ricardo Dias
Viana, Rodrigo Bousquet
E-mail: alexandra@cbtu.gov.br
alexandre.marques@viacaocometa.com.br
nevesrh.util@gmail.com
baronehenrique@gmail.com
paulo.ricardo@log20.com.br
robousquet@gmail.com
Orientador: Ferreira, Paulo César Pêgas
Número da turma: GN - T40
Data do documento: 2020
Citação: GOMES, Alexandra Marques et al. Logística e novos negócios: um estudo que promova a maximização do transporte de cargas fracionadas utilizando espaço ocioso em bagageiros de ônibus. 2020. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Rio de Janeiro, 2020.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo propor uma solução que possibilite o aumento da utilização dos bagageiros de ônibus. A pretensão é ampliar as receitas do atual modelo de negócio com a implantação de soluções que viabilizem maior captação de demanda e, ao mesmo tempo, propor soluções que estejam de acordo com as atuais mudanças que o mercado impõe a todos os seus integrantes com a utilização cada vez mais rotineira de novas tecnologias. O projeto partiu da necessidade constante de busca de maior produtividade e encontrou no entendimento do cenário analisado soluções tecnológicas e convencionais para promover a maximização da utilização dos seus ativos e uma maior conexão com os seus clientes. Nesse contexto, foi desenvolvido um estudo de soluções, via implantação de ferramentas de fácil manejo, para promover maior praticidade para contratação do serviço de transporte de cargas, oferecendo um serviço no qual o usuário tenha um maior controle sobre como, onde e quando seu produto chegará ao destino estabelecido. Com a utilização de rastreio baseado em localização de GPS (Sistema de Posicionamento Global), o transportador também terá maior visibilidade da demanda de transporte e, por via de consequência, lucratividade ao otimizar a utilização dos espaços ociosos nos bagageiros. Tradicionalmente, o serviço de transporte rodoviário em bagageiro de ônibus é contratado e efetivado nas lojas físicas das transportadoras. Entendendo que as complicações do transporte em grandes centros urbanos são um importante fator de decisão para contratação do serviço em análise, o trabalho propõe soluções para gerar praticidade através das opções de coleta e da disponibilização de um maior número de pontos de despacho. A solução apresentada buscou integrar as novas opções de ferramentas de tecnologia e a atual estrutura de negócio da Cometa S/A, norteando suas ações com a visão de futuro da empresa como referência.
Palavras-chave: Tecnologia
Transporte rodoviário
Cidade: Rio de Janeiro
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Logística e novos negócios.pdf1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.