Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/475
Título: Tendências de consumo e mobilidade: um estudo para o desenvolvimento de um novo negócio em locação de veículos
Autor(es): Esteve, Alain Bruhn
Marques, Bernardo
Couto, Lilian
Galdino, Lucivaldo
Bandeira, Marcelo
Tavares, Priscila
E-mail: bruhnn@gmail.com
bernardo.marques@vli-logistica.com.br
lilian.couto@latam.com
lucivaldo.galdino@latam.com
marcelo.bandeira@epedrosa.com.br
pri_tavares_@hotmail.com
Orientador: Vidigal, Frederico
Número da turma: GN - T41
Data do documento: 2020
Citação: ESTEVE, Alain Bruhn et al. Tendências de consumo e mobilidade: um estudo para o desenvolvimento de um novo negócio em locação de veículos. 2020. 125 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Recife, 2020.
Resumo: O presente projeto aplicativo tem como objetivo apresentar um plano de negócio para um novo produto aplicável com vistas à diversificação do portfólio e geração de receita adicional para as empresas de locação consolidadas. Por meio de uma metodologia qualitativa e descritiva, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, aplicados benchmarkings com empresas aderentes ao objeto do estudo e exploradas ferramentas baseadas na literatura de Estratégia e Marketing para explorar a geração de valor do negócio. Além de revisão de literatura pertinente, buscou-se percorrer a jornada do cliente do segmento de locação de automóveis, por meio de aplicação de pesquisas junto ao público alvo, explorando os quesitos de conveniência, praticidade, custo e confiabilidade, bem como eventuais lacunas de atendimento às necessidades do cliente no modelo de negócios atualmente vigente nas locadoras tradicionais. Visando a geração de resultados, realizou-se a investigação das necessidades dos clientes potenciais, considerando os novos comportamentos de consumo quanto à propriedade de veículo e à luz da dita revolução da indústria 4.0. Nesse sentido, foi também realizado um mapeamento dos produtos e serviços disponíveis no mercado, avaliando empresas de locação de veículos bem como plataformas de compartilhamento aptas a atender de forma plena ou parcial a demanda desses clientes potenciais, identificando oportunidades de diferenciação. Por fim, o projeto contemplou em seus resultados a estruturação de modelagem de um plano de negócio, alinhado às necessidades mapeadas dos clientes potenciais e às oportunidades do mercado, contemplando a concepção de conceito de um novo produto/serviço, a definição da proposta de valor e sua estratégia de posicionamento.
Palavras-chave: Locação de automóveis
Revolução digital
Compartilhamento
Ride hailing
Cidade: Recife
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Recife, 2020.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tendências de consumo e mobilidade.pdf2.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.