Repositório Digital do Transporte

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Título: Relacionamento, retenção e valor: um estudo para maximização dos volumes das transações correntes com os clientes em uma transportadora
Autor(es): Oliveira, Deysianne
Maçães, Maria Eduarda Varjal
Maçães, Maria Tereza Tavares Borges
Correia, Henrique
Angelin, Josemário
Nascimento, Josenildo
E-mail: michele.anteportam@grupomoura.com
dmacaes@gmail.com
comercial.transporte@norlog.com.br
henrique_pst@yahoo.com.br
josemario.angelin@grupomoura.com
josenildo.nascimento@grupomoura.com
Orientador: Vidigal, Frederico
Número da turma: GN - T41
Data do documento: 2020
Citação: OLIVEIRA, Deysianne et al. Relacionamento, retenção e valor: um estudo para maximização dos volumes das transações correntes com os clientes em uma transportadora. 2020. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Recife, 2020.
Resumo: O mundo globalizado e a tendência de entender as necessidades e expectativas dos clientes exige das empresas estratégias que garantam sua sobrevivência, além de agregar valor às suas partes interessadas (stakeholders), como clientes, acionistas, colaboradores, sociedade, provedores e governo. Uma forma de gerar uma proposta de valor contempla a busca pela excelência nos serviços prestados aos clientes. Uma gestão que visa resultados estratégicos pode ser operacionalizada por meio da inserção de estratégias de marketing de relacionamento com vistas a assegurar que os objetivos organizacionais e as exigências dos stakeholders sejam atendidos. Dessa forma, o objetivo desse projeto aplicativo é desenvolver um produto de relacionamento com o cliente, baseado em tecnologias disponíveis e que possibilite a geração de valor e o relacionamento que busque atingir a maximização do volume de transações correntes com os clientes da Transportadora Bitury. No referencial teórico buscou-se contextualizar temas e contribuições como Marketing de relacionamento, Proposta de valor/Cadeia de valor e retenção de clientes. Do ponto de vista metodológico, esse projeto aplicativo trouxe uma abordagem qualitativa e descritiva com pesquisas de campo no formato de um estudo de caso único. Para tanto, foram elaborados procedimentos metodológicos como a entrevista semiestruturada, benchmarking e análise documental. Como resultados, foi possível compreender que os clientes atendidos pela Transportadora sentem necessidade de serem ouvidos e informados sobre seus processos e suas cargas em rota. A partir da deficiência da empresa em relacionamento com o cliente, percebeu-se a necessidade de ajustes e melhorias. Nesse sentido, após analisar as melhores práticas de mercado e estratégias de marketing, foi apresentada o desenvolvimento de uma ferramenta tecnológica com características de praticidade e aderência ao orçamento do negócio, que possa contribuir para o incremento das ações de relacionamento envolvendo retenção e geração de valor.
Palavras-chave: Marketing de relacionamento
Proposta de valor
Maximização de volumes de transações
Cidade: Recife
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Recife, 2020.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

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