Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/461
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFrancisco, Fabio de Rezende-
dc.contributor.authorCarvalho, Andre Augusto de-
dc.contributor.authorSouza, Pedro Paulo Silva de-
dc.date.accessioned2021-01-15T20:10:48Z-
dc.date.available2021-01-15T20:10:48Z-
dc.date.issued2020en_US
dc.identifier.citationAUGUSTO, Arthur Sartori; SOUZA, Pedro Paulo Silva de. Study on technology applications to reduce error and incidents caused by human factors on the railway. 2020. 55 f. Final Project (International Certification in Management of Rail and Metro Rail Systems) - Deutsche Bahn; Instituto de Transporte e Logística, Brasília, 2020.en_US
dc.identifier.urihttp://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/461-
dc.descriptionFinal Project (International Certification in Management of Rail and Metro Rail Systems) - Deutsche Bahn; Instituto de Transporte e Logística, Brasília, 2020.en_US
dc.description.abstractCom base no cenário atual, onde os meios de transporte de massa foram fortemente impactados pelo distanciamento social e home office, que reduziram drasticamente a mobilidade das pessoas dentro e entre as cidades, as operadoras de ferrovias em todo o mundo devem se reinventar para continuar fornecendo esse serviço essencial para uma parcela da a sociedade que ainda precisa se mover. Além disso, as operadoras também devem estar preparadas para a recuperação econômica, lidando com o fato de que a recuperação da demanda não atingirá os mesmos níveis de antes da pandemia da COVID-19. Uma nova realidade se estabelece e os operadores de transporte ferroviário precisam se adaptar, principalmente na busca por oportunidades de redução de custos, garantindo a qualidade e segurança do serviço. Observando a infraestrutura existente na cidade do Rio de Janeiro, uma oportunidade de sinergia e consolidação da demanda de serviços foi identificada no MetrôRio e na SuperVia, explorando o melhor conhecimento e estrutura de cada operadora e aproveitando melhor o patrimônio operacional e intelectual, levando à troca de serviços e os melhores preços do mercado. No contexto desta nova realidade, o tema proposto para o projeto educacional final é desenvolver um Plano de Negócios para Serviços Compartilhados de Ativos e Manutenção, utilizando a infraestrutura e expertise existentes nas atuais operadoras metroferroviárias do Rio de Janeiro e entorno, otimizando a utilização da capacidade e dos recursos ociosos. Para tanto, será sugerida a metodologia ágil, por se tratar de uma abordagem inovadora para este mercado que pode suprir a necessidade de ganhos de curto prazo, pois as várias etapas do plano de negócios serão desenvolvidas a cada nova oportunidade identificada. Algumas oportunidades já foram identificadas em usinagem de rodas e carros de inspeção de via, por exemplo, e um plano de negócios será detalhado sobre esses tópicos.en_US
dc.subjectRail transiten_US
dc.subjectMaintenanceen_US
dc.subjectAssets managementen_US
dc.subjectSharing economyen_US
dc.subjectAgile methoden_US
dc.titleAssets and maintenance shared services business planen_US
dc.title.alternativePlano de negócios para serviços compartilhados de ativos e manutençãoen_US
dc.contributor.emailandrefozzy@yahoo.com.bren_US
dc.contributor.emailpedro.souza@supervia.com.bren_US
dc.publisher.cityBrasíliaen_US
dc.subject.keywordTransporte coletivo sobre trilhosen_US
dc.subject.keywordManutençãoen_US
dc.subject.keywordGestão de ativosen_US
dc.subject.keywordEconomia compartilhadaen_US
dc.subject.keywordMétodo ágilen_US
dc.description.resumoBased on the actual scenario, where mass transportation modes have been heavily impacted due to social distancing and home office, which drastically reduced people mobility inside and between cities, railways operators around the world should reinvent themselves to continue providing that essential service to a share of the society that still needs to move around. Besides that, operators should also be prepared for the economic recovery, dealing with the fact that demand turnaround will not be to the same levels as before the COVID-19 pandemic. A new reality is established, and railway transport operators need to adapt, especially in the search for cost reduction opportunities, guaranteeing the quality and safety of the service. Observing the existing infrastructure in the city, an opportunity for synergy and services demand consolidation has been identified in MetrôRio and SuperVia, exploring the best knowledge and structure of each operator and making a better use of the operational and intellectual assets, leading to services exchange, and best market prices. In the context of this new reality, the topic proposed for the final educational project is to develop an Assets and Maintenance Shared Services Business Plan, using existing infrastructure and expertise in the actual railway operators in Rio de Janeiro and surrounding, while optimizing the utilization of idle capacity and resources. For that, the agile methodology will be suggested, as it is an innovative approach for this market that may suffices the need for short term gains, as the various stages of the business plan will be developed as each new opportunity is identified. Some opportunities have already been identified in wheel machining and track inspection car, for example, and a business plan will be detailed on these topics.en_US
dc.description.classFM - T02en_US
Aparece nas coleções:Gestão de Sistemas Ferroviários e Metroferroviários (FM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Assets and maintenance shared services business plan.pdf2.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.