Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/46
Título: Novo processo para gestão da prestação do direito material face as contingências operacionais de empresas aéreas
Autor(es): Foja, Rafael Goto
Proni, Marcelo
Nakazoni, Erick Yoshinori
Fonseca, Renata Domingues da
Araujo, Rafael Moreira Mello
E-mail: rafael.foja@tam.com.br
marcelo.proni@tam.com.br
erick.nakazoni@tam.com.br
renatadfonseca@hotmail.com
rmaraujo@golnaweb.com.br
Orientador: Almeida, Carlos Renato Seabra de
Número da turma: GN - T10
Data do documento: 2017
Citação: FOJA, Rafael Goto et al. Novo processo para gestão da prestação do direito material face as contingências operacionais de empresas aéreas. 2017. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Rio de Janeiro, 2017.
Resumo: O presente projeto propõe um novo processo às empresas aéreas para gestão da prestação do direito material devido aos passageiros face as contingências operacionais, visando a redução de custos. Com base no arcabouço regulatório em vigor, dados públicos da ANAC e processos de contingência da AZUL, LATAM e GOL, bem como avaliação de número de passageiros impactados e custos envolvidos, um diagnóstico do procedimento atual foi feito. Utilizando uma metodologia de processos (SIPOC) foi possível identificar oportunidades de melhoria e um novo fluxo é proposto, gerando economia e melhorando a percepção de serviço prestado ao cliente.
Abstract: With the objective of reducing costs the present Applied Project proposes a new process to manage material rights due to passengers in disruption situations. Based on the current regulatory framework of Brazil, public data, contingency plans of AZUL, LATAM and GOL, the potential number of impacted passengers and associated costs are estimated and a diagnosis of the current procedure is presented. Using a process management methodology (SIPOC) a new flow is proposed for better control, reducing costs and improving the perception of quality from the passengers.
Palavras-chave: Transporte aéreo
Contingência
Revisão de processos
Redução de custos
Empresa aérea
Keywords: Air transportation
Disruptions
Contingency
Process revision
Cost reduction
Airlines
Cidade: Rio de Janeiro
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.