Repositório Digital do Transporte

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Título: Covid 19 impact on aircraft ground time at Congonhas airport (CGH)
Autor(es): Teixeira, Fabio Pereira
Higa, Felipe Massao
Jakabi, Ricardo Matsumoto
Ribeiro, Rodrigo Moreira
E-mail: fpteixeira@voegol.com.br
fmhiga@voegol.com.br
ricardo.jakabi@voeazul.com.br
rodrigo.rmr@outlook.com
Orientador: Halawi, Leila
Número da turma: AVM - T04
Data do documento: 2020
Citação: TEIXEIRA, Fabio Pereira et al. Covid 19 impact on aircraft ground time at Congonhas airport (CGH). 2020. 68 f. Capstone Project (Aviation Management Certificate Program) - Embry-Riddle Aeronautical University; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2020.
Resumo: This project aims to research and analyze the impact of the increase of ground time at Congonhas Airport caused by the new safety procedures in aviation to avoid the spread of the COVID-19 virus. Aviation is a highly regulated industry, with the high cost and tiny margins. It focuses on optimizing one of the most expensive assets, the aircraft. To keep aircraft flying is one of the airline's primary goals as aircraft on the ground means no revenue generation and cost increase. Congonhas Airport is one of the busiest airports in Brazil and already operated on its limited capacity before the crisis; higher ground time will bring operational and financial impact to the airlines, airport administrators, and suppliers. We selected the public database from ANAC and ABEAR that contains detailed data about arrivals and departures at Congonhas Airport to analyze the impact. We also used available data from INFRAERO about the capacity and operational restrictions of the airport. In the first phase of the analysis, we worked with Python to measure the ground time duration before and after implementing the new procedures and validating the ground time increase hypothesis. The second phase was performed using Arena Software to simulate the airport's movements, considering airlines' ground time before and after implementing the new procedures. The results from both analyzes were complementary and allowed to confirm the hypothesis and identify the impact of the increase in the ground time due to the new cleaning and social distancing measures adopted during the COVID-19 pandemic.
Abstract: O objetivo deste projeto é a pesquisa e a análise do impacto do aumento do tempo de solo no Aeroporto de Congonhas devido aos novos procedimentos adotados para evitar a contaminação pelo vírus do COVID-19. A aviação é uma indústria muito regulamentada, com altos custos e margens pequenas. Ela foca em otimizar um dos ativos mais caros, as aeronaves. Manter as aeronaves voando é um dos principais objetivos de uma empresa aérea, uma vez que uma aeronave em solo significa não gerar receita e aumentar custos. O Aeroporto de Congonhas é um dos aeroportos mais movimentados no Brasil e operava no limite da capacidade operacional antes da crise. Maior tempo de solo traz impactos operacional e financeiro para as empresas aéreas, administrador aeroportuário e fornecedores. Para analisar o impacto desse aumento utilizamos bases de dados públicas da ANAC e ABEAR, contendo dados detalhados de pousos e decolagens do Aeroporto de Congonhas. Também utilizamos dados públicos da INFRAERO referente a capacidade e restrições operacionais do aeroporto. A primeira fase da análise dos dados foi executada em Python com o objetivo de identificar a duração do tempo de solo antes e após a implementação dos novos procedimentos e validar a hipótese do aumento desse tempo. A segunda fase da análise foi executada no software Arena com o objetivo de simular os movimentos no aeroporto considerando o tempo de solo realizado pelas empresas aéreas antes e após a implementação dos novos procedimentos. Os resultados das análises foram complementares e permitiram confirmar a hipótese e identificar o impacto causado pelo aumento do tempo de solo devido aos novos protocolos de limpeza e distanciamento social adotados durante o período da pandemia causada pelo COVID-19.
Palavras-chave: Covid-19
Aircraft Ground Time
Airport
Cidade: São Paulo
Descrição: Capstone Project (Aviation Management Certificate Program) - Embry-Riddle Aeronautical University; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2020.
Aparece nas coleções:Aviation Management (AVM)

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