Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/451
Título: Gestão integrada da operação: um modelo que promova a performance operacional do setor urbano
Autor(es): Gil, Amaral Borges
Castilhos, Anderson Fabiano de
Oliveira, Deise Katiana de
Rocha, Jackson Mattos da
E-mail: amaral.gil@terra.com.br
treinamento@visate.com.br
pessoal@grupoforquilhinha.com.br
jackson@empresaviamao.com.br
Orientador: Ferreira, Paulo César Pêgas
Número da turma: GN - T39
Data do documento: 2020
Citação: GIL, Amaral Borges et al. Gestão integrada da operação: um modelo que promova a performance operacional do setor urbano. 2020. 119 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Porto Alegre, 2020.
Resumo: O presente trabalho trata de um modelo de gestão integrada da operação, capaz de promover a performance operacional e proporcionar resposta para atendimento aos requisitos de qualidade do cliente no serviço de transporte coletivo urbano, tendo como pano de fundo a Viação Santa Teresa – VISATE, da cidade de Caxias do Sul/RS. Pesquisas demonstram que o número de clientes do setor de transporte coletivo de passageiros vem diminuindo ano a ano, e que algo precisa ser feito para romper com o status quo. Os ruídos de comunicação interna, mesmo com o uso da tecnologia, e o atendimento aos requisitos de qualidade definidos pelos clientes, desencadeou a análise de uma proposta disruptiva para os conceitos de arranjo físico e modelos gestão operacional do transporte coletivo de passageiros. A elaboração do estudo conforme os passos de um projeto aplicativo, permitiram a concepção de um modelo capaz de apresentar respostas frente aos cenários projetados. Estudos de caso, benchmarking e pesquisas sobre centros de controle operacional, com uso de tecnologias diversas como GPS e videomonitoramento, contribuíram enormemente para a identificação de um modelo integrado de gestão operacional capaz de oferecer resposta aos anseios dos clientes. Um Centro de Operações Integradas foi cuidadosamente modela para criar a sinergia necessária entre as pessoas e estabelecer um fluxo assertivo e eficaz de informações entre as áreas internas, e destas para com os clientes externos da organização. A prospecção das receitas e dos custos com base em índices de consumo possibilitaram o cálculo e a análise da viabilidade do modelo, que se mostrou adequado, inovador e economicamente viável.
Palavras-chave: Centro operacional integrado
Transporte coletivo de passageiros
Arranjo físico
GPS
Videomonitoramento
Viabilidade econômico-financeira
Cidade: Porto Alegre
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Porto Alegre, 2020.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gestão integrada da operação - um modelo que promova a performance operacional do setor urbano.pdf3.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.