Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/449
Título: Inovação e conhecimento: um estudo que promova o compartilhamento de conhecimentos e iniciativas na área de compras, para a construção de vantagem competitiva nas empresas do setor de transporte rodoviário de passageiros do Rio Grande do Sul
Autor(es): Santos, Aline Souza dos
Schmidt, Luís Felipe
Erthal, Rafael Fernando
Borges, Ramiro Galant
Bogdawa, Volker Günther
E-mail: aline.santos@ouroeprata.com
felipe.schmidt@sogil.com.br
rafael.erthal@unesul.com.br
ramiro.galant@gmail.com
volker.bogdawa@gmail.com
Orientador: Ferreira, Paulo César Pêgas
Número da turma: GN - T39
Data do documento: 2020
Citação: SANTOS, Aline Souza dos et al. Inovação e conhecimento: um estudo que promova o compartilhamento de conhecimentos e iniciativas na área de compras, para a construção de vantagem competitiva nas empresas do setor de transporte rodoviário de passageiros do Rio Grande do Sul. 2020. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Porto Alegre, 2020.
Resumo: The objective of this work was to build a collaborative purchasing model between five passenger transportation companies in the state of Rio Grande do Sul, Brasil, the specific objectives were to evaluate the main bottlenecks involving the management of purchases in the studied companies, to identify methodologies and practices used to sharing knowledge and information in the purchasing area, assessing the operational, technical and financial viability of the shared purchasing center, as well as assessing best practices in companies that already practice. The methodology used for this work is descriptive, with a case study. The presented solution will be operationalized through an integrated system, between companies and suppliers, which will allow the creation of economical purchase lots. Through data analysis and case studies it is concluded that it is possible to have significant gains in quality, reduction in processes, just in time delivery and financial gains with the implementation of a shared purchasing center
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi construir um modelo de compras colaborativo entre cinco empresas de transporte de passageiros do estado do Rio Grande do Sul, os objetivos específicos foram avaliar os principais gargalos envolvendo a gestão de compras nas empresas estudadas, identificar metodologias e práticas utilizadas para o compartilhamento de conhecimento e informação na área de compras, avaliar a viabilidade operacional, técnica e financeira do centro de compras compartilhadas, bem como avaliar as melhores práticas em empresas que já praticam. A metodologia utilizada para esse trabalho é do tipo descritiva, com um estudo de caso. A solução apresentada será operacionalizada através de um sistema integrado, entre empresas e fornecedores, que permitirá a criação de lotes de compras econômicos. Através da análise de dados e estudos de caso conclui-se que é possível ter ganhos significativos, em qualidade, redução de processos, entrega Just In Time (JIT) e ganhos financeiros com a implantação de um centro de compras compartilhado.
Palavras-chave: Shared purchasing
Purchasing
BID
Palavras-chave: Compras
Compartilhamento
BID de compras
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Porto Alegre, 2020.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Inovação e conhecimento.pdf1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.