Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/449
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Paulo César Pêgas-
dc.contributor.authorSantos, Aline Souza dos-
dc.contributor.authorSchmidt, Luís Felipe-
dc.contributor.authorErthal, Rafael Fernando-
dc.contributor.authorBorges, Ramiro Galant-
dc.contributor.authorBogdawa, Volker Günther-
dc.date.accessioned2021-01-13T21:14:16Z-
dc.date.available2021-01-13T21:14:16Z-
dc.date.issued2020en_US
dc.identifier.citationSANTOS, Aline Souza dos et al. Inovação e conhecimento: um estudo que promova o compartilhamento de conhecimentos e iniciativas na área de compras, para a construção de vantagem competitiva nas empresas do setor de transporte rodoviário de passageiros do Rio Grande do Sul. 2020. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Porto Alegre, 2020.en_US
dc.identifier.urihttp://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/449-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Porto Alegre, 2020.en_US
dc.description.abstractThe objective of this work was to build a collaborative purchasing model between five passenger transportation companies in the state of Rio Grande do Sul, Brasil, the specific objectives were to evaluate the main bottlenecks involving the management of purchases in the studied companies, to identify methodologies and practices used to sharing knowledge and information in the purchasing area, assessing the operational, technical and financial viability of the shared purchasing center, as well as assessing best practices in companies that already practice. The methodology used for this work is descriptive, with a case study. The presented solution will be operationalized through an integrated system, between companies and suppliers, which will allow the creation of economical purchase lots. Through data analysis and case studies it is concluded that it is possible to have significant gains in quality, reduction in processes, just in time delivery and financial gains with the implementation of a shared purchasing centeren_US
dc.subjectComprasen_US
dc.subjectCompartilhamentoen_US
dc.subjectBID de comprasen_US
dc.titleInovação e conhecimento: um estudo que promova o compartilhamento de conhecimentos e iniciativas na área de compras, para a construção de vantagem competitiva nas empresas do setor de transporte rodoviário de passageiros do Rio Grande do Sulen_US
dc.contributor.emailaline.santos@ouroeprata.comen_US
dc.contributor.emailfelipe.schmidt@sogil.com.bren_US
dc.contributor.emailrafael.erthal@unesul.com.bren_US
dc.contributor.emailramiro.galant@gmail.comen_US
dc.contributor.emailvolker.bogdawa@gmail.comen_US
dc.publisher.cityPorto Alegreen_US
dc.subject.keywordShared purchasingen_US
dc.subject.keywordPurchasingen_US
dc.subject.keywordBIDen_US
dc.description.resumoO objetivo do presente trabalho foi construir um modelo de compras colaborativo entre cinco empresas de transporte de passageiros do estado do Rio Grande do Sul, os objetivos específicos foram avaliar os principais gargalos envolvendo a gestão de compras nas empresas estudadas, identificar metodologias e práticas utilizadas para o compartilhamento de conhecimento e informação na área de compras, avaliar a viabilidade operacional, técnica e financeira do centro de compras compartilhadas, bem como avaliar as melhores práticas em empresas que já praticam. A metodologia utilizada para esse trabalho é do tipo descritiva, com um estudo de caso. A solução apresentada será operacionalizada através de um sistema integrado, entre empresas e fornecedores, que permitirá a criação de lotes de compras econômicos. Através da análise de dados e estudos de caso conclui-se que é possível ter ganhos significativos, em qualidade, redução de processos, entrega Just In Time (JIT) e ganhos financeiros com a implantação de um centro de compras compartilhado.en_US
dc.description.classGN - T39en_US
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Inovação e conhecimento.pdf1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.