Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/443
Título: | Logística integrada – operação multimodal: estudo de viabilidade para o transporte do trigo importado para a região metropolitana de Belo Horizonte |
Autor(es): | Fernandes, Anderson Nunes Sobral, Carlos Eduardo de Almeida Meirelles, Jefferson Vinício de Silva, Juliano Augusto e Lira, Luis Carlos Pires Oliveira, Riciê Bruno de |
E-mail: | anderson@cbtu.gov.br carlos.sobral@vale.com jefferson.meirelles@mrs.com.br jsilva@linklogistic.com.br lcarlos@cbtu.gov.br riciebruno@hotmail.com |
Orientador: | Pereira Júnior, José Fernando |
Número da turma: | GN - T38 |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | FERNANDES, Anderson Nunes et al. Logística integrada – operação multimodal: estudo de viabilidade para o transporte do trigo importado para a região metropolitana de Belo Horizonte. 2020. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2020. |
Resumo: | O trigo é o cereal de maior importância para os brasileiros e o segundo alimento mais consumido em todo mundo, que movimentou em 2018 cerca de 750 milhões de toneladas. No Brasil foram mais de 12 milhões de toneladas, das quais 7 milhões foram importadas da Argentina, principal parceiro comercial brasileiro, responsável por quase 90% do mercado. No primeiro semestre de 2019, somente o estado de Minas Gerais movimentou mais de 130 mil toneladas, cuja região metropolitana de Belo Horizonte, alvo deste estudo, movimentou aproximadamente 15 mil toneladas/mês. O transporte deste trigo atualmente, após chegada nos portos, é realizado pelo modal rodoviário em sua totalidade, causando dependência deste modal. A proposta do projeto aplicativo é desenvolver um estudo de viabilidade, analisando o atual modelo logístico, e apresentar um novo modelo para o transporte do trigo em contêineres da origem ao destino, inserindo o modal ferroviário já existente e “ocioso” a partir dos portos até os terminais de carga mais próximos ao destino, onde enfim será transportado via rodovia até os moinhos. A proposta em questão concentra-se em investigar e identificar as atuais oportunidades logísticas no fluxo de oferta do trigo atualmente importado da Argentina que tem como destino o mercado consumidor da região metropolitana da grande Belo Horizonte. Para análise do cenário atual foram realizadas pesquisas documentais junto às agências reguladoras como a ANTT e organizações como a ABITRIGO, FAO. O projeto traz como principal conclusão: a solução multimodal proposta, além de gerar resultados financeiros positivos para a indústria mineira do trigo, gera também competitividade para a indústria exportadora que utiliza containers de 20 pés como solução para o transporte de suas cargas destinadas ao exterior. |
Palavras-chave: | Ferrovia Transporte Logística Contêiner |
Cidade: | Belo Horizonte |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2020. |
Aparece nas coleções: | Gestão de Negócios (GN) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Logística integrada – operação multimodal.pdf | 1.78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.