Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/443
Título: Logística integrada – operação multimodal: estudo de viabilidade para o transporte do trigo importado para a região metropolitana de Belo Horizonte
Autor(es): Fernandes, Anderson Nunes
Sobral, Carlos Eduardo de Almeida
Meirelles, Jefferson Vinício de
Silva, Juliano Augusto e
Lira, Luis Carlos Pires
Oliveira, Riciê Bruno de
E-mail: anderson@cbtu.gov.br
carlos.sobral@vale.com
jefferson.meirelles@mrs.com.br
jsilva@linklogistic.com.br
lcarlos@cbtu.gov.br
riciebruno@hotmail.com
Orientador: Pereira Júnior, José Fernando
Número da turma: GN - T38
Data do documento: 2020
Citação: FERNANDES, Anderson Nunes et al. Logística integrada – operação multimodal: estudo de viabilidade para o transporte do trigo importado para a região metropolitana de Belo Horizonte. 2020. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2020.
Resumo: O trigo é o cereal de maior importância para os brasileiros e o segundo alimento mais consumido em todo mundo, que movimentou em 2018 cerca de 750 milhões de toneladas. No Brasil foram mais de 12 milhões de toneladas, das quais 7 milhões foram importadas da Argentina, principal parceiro comercial brasileiro, responsável por quase 90% do mercado. No primeiro semestre de 2019, somente o estado de Minas Gerais movimentou mais de 130 mil toneladas, cuja região metropolitana de Belo Horizonte, alvo deste estudo, movimentou aproximadamente 15 mil toneladas/mês. O transporte deste trigo atualmente, após chegada nos portos, é realizado pelo modal rodoviário em sua totalidade, causando dependência deste modal. A proposta do projeto aplicativo é desenvolver um estudo de viabilidade, analisando o atual modelo logístico, e apresentar um novo modelo para o transporte do trigo em contêineres da origem ao destino, inserindo o modal ferroviário já existente e “ocioso” a partir dos portos até os terminais de carga mais próximos ao destino, onde enfim será transportado via rodovia até os moinhos. A proposta em questão concentra-se em investigar e identificar as atuais oportunidades logísticas no fluxo de oferta do trigo atualmente importado da Argentina que tem como destino o mercado consumidor da região metropolitana da grande Belo Horizonte. Para análise do cenário atual foram realizadas pesquisas documentais junto às agências reguladoras como a ANTT e organizações como a ABITRIGO, FAO. O projeto traz como principal conclusão: a solução multimodal proposta, além de gerar resultados financeiros positivos para a indústria mineira do trigo, gera também competitividade para a indústria exportadora que utiliza containers de 20 pés como solução para o transporte de suas cargas destinadas ao exterior.
Palavras-chave: Ferrovia
Transporte
Logística
Contêiner
Cidade: Belo Horizonte
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2020.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Logística integrada – operação multimodal.pdf1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.