Repositório Digital do Transporte

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira Júnior, José Fernando-
dc.contributor.authorFernandes, Anderson Nunes-
dc.contributor.authorSobral, Carlos Eduardo de Almeida-
dc.contributor.authorMeirelles, Jefferson Vinício de-
dc.contributor.authorSilva, Juliano Augusto e-
dc.contributor.authorLira, Luis Carlos Pires-
dc.contributor.authorOliveira, Riciê Bruno de-
dc.date.accessioned2021-01-13T21:01:00Z-
dc.date.available2021-01-13T21:01:00Z-
dc.date.issued2020en_US
dc.identifier.citationFERNANDES, Anderson Nunes et al. Logística integrada – operação multimodal: estudo de viabilidade para o transporte do trigo importado para a região metropolitana de Belo Horizonte. 2020. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2020.en_US
dc.identifier.urihttp://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/443-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2020.en_US
dc.subjectFerroviaen_US
dc.subjectTransporteen_US
dc.subjectLogísticaen_US
dc.subjectContêineren_US
dc.titleLogística integrada – operação multimodal: estudo de viabilidade para o transporte do trigo importado para a região metropolitana de Belo Horizonteen_US
dc.contributor.emailanderson@cbtu.gov.bren_US
dc.contributor.emailcarlos.sobral@vale.comen_US
dc.contributor.emailjefferson.meirelles@mrs.com.bren_US
dc.contributor.emailjsilva@linklogistic.com.bren_US
dc.contributor.emaillcarlos@cbtu.gov.bren_US
dc.contributor.emailriciebruno@hotmail.comen_US
dc.publisher.cityBelo Horizonteen_US
dc.description.resumoO trigo é o cereal de maior importância para os brasileiros e o segundo alimento mais consumido em todo mundo, que movimentou em 2018 cerca de 750 milhões de toneladas. No Brasil foram mais de 12 milhões de toneladas, das quais 7 milhões foram importadas da Argentina, principal parceiro comercial brasileiro, responsável por quase 90% do mercado. No primeiro semestre de 2019, somente o estado de Minas Gerais movimentou mais de 130 mil toneladas, cuja região metropolitana de Belo Horizonte, alvo deste estudo, movimentou aproximadamente 15 mil toneladas/mês. O transporte deste trigo atualmente, após chegada nos portos, é realizado pelo modal rodoviário em sua totalidade, causando dependência deste modal. A proposta do projeto aplicativo é desenvolver um estudo de viabilidade, analisando o atual modelo logístico, e apresentar um novo modelo para o transporte do trigo em contêineres da origem ao destino, inserindo o modal ferroviário já existente e “ocioso” a partir dos portos até os terminais de carga mais próximos ao destino, onde enfim será transportado via rodovia até os moinhos. A proposta em questão concentra-se em investigar e identificar as atuais oportunidades logísticas no fluxo de oferta do trigo atualmente importado da Argentina que tem como destino o mercado consumidor da região metropolitana da grande Belo Horizonte. Para análise do cenário atual foram realizadas pesquisas documentais junto às agências reguladoras como a ANTT e organizações como a ABITRIGO, FAO. O projeto traz como principal conclusão: a solução multimodal proposta, além de gerar resultados financeiros positivos para a indústria mineira do trigo, gera também competitividade para a indústria exportadora que utiliza containers de 20 pés como solução para o transporte de suas cargas destinadas ao exterior.en_US
dc.description.classGN - T38en_US
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