Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/438
Título: Valorização e geração de demanda para o transporte coletivo de passageiros em Belo Horizonte
Autor(es): Andrade, Ana Carolina Pereira de
Andrade, Ana Cláudia Nogueira
Brito, Bruna Barbosa de Faria
Oliveira, Cissa Emanuelle Utsch de
Ramalho, Janine S. Almeida
Rocha, Luiz Cláudio
E-mail: acarolpa@yahoo.com.br
juridico@gruposantazita.com.br
bruninha_faria7@hotmail.com
cissa@setrabh.org.br
janinealmeida.adv@gmail.com
luizclaudio@transfacil.com.br
Orientador: Leão, Marcos Eugenio Vale
Número da turma: GN - T38
Data do documento: 2020
Citação: ANDRADE, Ana Carolina Pereira de et al. Valorização e geração de demanda para o transporte coletivo de passageiros em Belo Horizonte. 2020. 134 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2020.
Resumo: O objetivo geral do trabalho consistiu em desenvolver um modelo mercadológico que promova a valorização e a geração de demanda para o transporte coletivo de passageiros em Belo Horizonte, de forma a contribuir com a sustentabilidade do negócio. Nesse sentido, o projeto analisou os principais fatores que influenciam o declínio de demanda de passageiros para o transporte público urbano; avaliou a percepção dos clientes sobre os serviços de transporte coletivo de BH e os impactos na queda da demanda; identificou práticas de sucesso na retomada da demanda e valorização do transporte coletivo urbano; discutiu as influências socioculturais no comportamento de consumo; criou a ideia-conceito para o modelo de valorização e o objetivo geral consistiu em desenvolver um modelo mercadológico que promova a valorização e a geração de demanda para o transporte coletivo de passageiros em Belo Horizonte, de forma a contribuir com a sustentabilidade do negócio. Nesse sentido, o projeto analisou os principais fatores que influenciam o declínio de demanda de passageiros para o transporte público urbano; avaliou a percepção dos clientes sobre os serviços de transporte coletivo de BH e os impactos na queda da demanda; identificou práticas de sucesso na retomada da demanda e valorização do transporte coletivo urbano; discutiu as influências socioculturais no comportamento de consumo; criou a ideia-conceito para o modelo de valorização e geração de demanda; avaliou a percepção dos stakeholders sobre o modelo; elaborou o modelo mercadológico para a valorização e geração de demanda; e, por fim, elaborou a análise de viabilidade do modelo. O objetivo, então, é estancar a perda de demanda e buscar uma forma de gerar valor suficiente para os clientes, para que optem por utilizar o transporte público ao perceberem que o serviço oferecido é de boa qualidade, fazendo-os usarem essa forma de deslocamento.
Palavras-chave: Transporte coletivo de passageiros
Transporte público urbano
Cidade: Belo Horizonte
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2020.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Valorização e geração de demanda para o transporte coletivo de passageiros em BH.pdf2.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.