Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/433
Título: Plano sucessório e a perenidade dos negócios familiares no setor de transporte: um estudo aplicado à empresa tema transportes especiais de Manaus LTDA
Autor(es): Pereira, Ana Cristina Jeffres
Rocha, Cris da Silva
Braga, Daniele Peixoto
Souza, João Batista Oliveira de
Zuba, Moisés Aparecido
Rocha, Rossyanne Auzier
E-mail: jeffresac@gmail.com
gerencia@lmmanaus.com.br
dani.p.braga@hotmail.com
joao@patrimoniocontadores.com.br
moiseszuba@yahoo.com.br
rossyanne@tematransportes.com.br
Orientador: Leão, Marcos Eugênio Vale
Número da turma: GN - T37
Data do documento: 2020
Citação: PEREIRA, Ana Cristina Jeffres et al. Plano sucessório e a perenidade dos negócios familiares no setor de transporte: um estudo aplicado à empresa tema transportes especiais de Manaus LTDA. 2020. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Manaus, 2020.
Resumo: Tendo como fundadores e gestores membros familiares e os mesmo atuando na direção da empresa objeto deste estudo, constatou-se a necessidade em desenvolver um trabalho direcionado e com foco na continuidade dos negócios sendo administrado por seus herdeiros. O processo de sucessão em uma empresa realizado de forma empírica pode deixá-la em posição de vulnerabilidade aos riscos de gestão, podendo refletir de forma negativa no relacionamento entre empresa, família e colaboradores. Identificou-se que a empresa em questão necessita de um plano de sucessão estruturado e com práticas adaptadas ao estilo de gestão do fundador e sócios. É fato que construir um planejamento sucessório fundamentado no conhecimento da cultura organizacional e com o apoio especializado são pilares que favorecem o crescimento, o desenvolvimento e a perenidade da empresa. O estudo de natureza descritiva e qualitativa está fundamentado em bases conceituais da literatura moderna e em benchmarking aplicado em empresas de gestão familiar de diversos segmentos e portes. Esta iniciativa permitiu o conhecimento acerca de modelos sucessórios, seus desafios, limitações, construção das boas práticas implantadas e fatores de sucesso nos processos de sucessão em andamento. Na análise detalhada do contexto atual da empresa Tema Transportes, observou-se que o processo de continuidade aconteceu de forma não estruturada pelos fundadores e que com o passar do tempo a instituição está caminhando para o segundo ciclo sucessório sem preparação e planejamento constituído. Assim sendo, o modelo proposto fundamenta-se em ações planejadas e contínuas, destacando a importância de considerar as reais necessidades desta organização com o entendimento de seu contexto e a adequação a um modelo simples e prático. Refletindo o estilo informal da instituição, pode-se notar que as etapas de construção do plano sucessório contam com assessoria apropriada, para considerar o conhecimento interno e os traços da cultura organizacional, valorização do perfil dos sucessores prevendo a profissionalização dos mesmos e a manutenção positiva da qualidade do clima organizacional.
Palavras-chave: Empresa familiar
Plano de sucessão
Processo sucessório
Cidade: Manaus
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Manaus, 2020.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Plano sucessório e a perenidade dos negócios familiares no setor de transporte.pdf1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.