Repositório Digital do Transporte

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Título: Endomarketing: construção de um modelo de comunicação que promova o fortalecimento do propósito da marca aos colaboradores
Autor(es): Silva, Aline Cristina Santos
Fernandes, Eliane Souza Garbin
Luciano, Felipe
Fortunato, Gustavo
Panico, Sérgio
Lima, Ribamar Silva de
E-mail: alines.silva@latam.com
esgfernandes@voegol.com.br
fluciano@voegol.com.br
gustavo.fortunato@voeazul.com.br
sergio.panico@latam.com
ribamar.lima@latam.com
Orientador: Leão, Marcos Eugênio Vale
Número da turma: GN - T37
Data do documento: 2020
Citação: SILVA, Aline Cristina Santos et al. Endomarketing: construção de um modelo de comunicação que promova o fortalecimento do propósito da marca aos colaboradores. 2020. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Manaus, 2020.
Resumo: Busca pelo engajamento, visão integrada, paixão e sentimento de dono são alguns dos exemplos de atitudes que as empresas estão buscando desenvolver em seus colaboradores. Empresas são feitas de pessoas, e esse deve ser o foco principal, com iniciativas sobre esse tema partindo principalmente da alta direção. Neste trabalho, o Endomarketing é a principal ferramenta para aplicação dos conceitos e técnicas de desenvolvimento de ações para o resgate desse sentimento nos colaboradores LATAM. Foi desenvolvida uma pesquisa descritiva com uma abordagem qualitativa, de análise de dados primários (entrevistas), dados secundários (análise documental), benchmark com empresas de setores diferentes, incluindo o de transportes aéreos, além das análises de viabilidades técnica, estratégica, operacional, financeira e indicadores de atratividade. A pesquisa sugere a utilização de tecnologias já disponíveis no ambiente corporativo LATAM, mas com uma nova roupagem e aplicação, levando sempre em consideração o público interno, que será de grande valia para o sucesso do trabalho realizado dentro da empresa, visto que as pessoas estão cada vez mais conectadas entre si, através de seus smartphones e tablets, ajudando, inclusive, no surgimento de novas ideias e melhorias, sendo o ponto de partida os próprios colaboradores. Portanto, uma comunicação interna mais robusta é o que vai elevar o nível corporativo da LATAM.
Palavras-chave: Endomarketing
Latam
Engajamento
Colaboradores
Público Interno
Gestão de pessoas
Comunicação
Cidade: Manaus
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Manaus, 2020.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

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