Repositório Digital do Transporte

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Título: Gestão de processos internos em acidentes de trânsito
Autor(es): Oliveira, Cristiano Lopes de
Sanches, Karen dos Santos
Sousa, Kátia Cristina de
Oliveira, Paulo Vitor Brito de
Oliveira, Silvio Simões de
E-mail: dp02@vsf.com.br
karensanches.adv@gmail.com
katia.sousa@vli-logistica.com.br
paulo.vitor@vsf.com.br
operacao@vsf.com.br
Orientador: Sousa, Paulo Renato de
Número da turma: GN - T19
Data do documento: 2018
Citação: OLIVEIRA, Cristiano Lopes de et al. Gestão de processos internos em acidentes de trânsito. 2018. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Campo Grande, 2018.
Resumo: Bidding is mandatory upon the selection of urban transport companies; the clauses for these proceedings must have an insurance for passengers, third parties and so must the Insurance for Personal Injuries (DPVAT). However, insurance companies are highly costly and the paid prices are not consonant with the services delivered. The public transport system is not effective for passengers and there is a great number of traffic accidents. In order to look into this matter, it was necessary to introduce a study case, and approach traffic accidents and their relation with public transportation concession-holders, based in Campo Grande, in the state of Mato Grosso do Sul. As methodological procedure, descriptive and biographical researches were adopted. Their approach were both qualitative and quantitative (hybrid method), and were utilized in public transport companies, in four study cases, in the state of Mato Grosso do Sul. The outcome pointed out that, due to the fact that insurance companies went bankrupt, the public transport companies did not have an insurance for six months. In between, there was better management of costs with traffic accidents. From that point on, nine feasible strategic proceedings were proposed to improve the structure of organizations in relation to the occurring accidents. It was concluded that, after the implementation of this proposal, favorable conditions are expected and public transport companies will enjoy its benefits. Costs will be reduced, there will be acquisition of technical services, monitoring system, trainings, safety and analysis as well as benefits for everyone.
Resumo: A licitação é uma obrigatoriedade na seleção das empresas de transporte urbano de passageiro, cuja cláusula desse processo, muitas vezes, exige que as mesmas estejam asseguradas para terceiros e passageiros, além do DPVAT. No entanto, os custos com as seguradoras são altíssimos e nem sempre o valor pago é condizente ao serviço prestado, bem como a quantidade de acidentes existentes, não sendo desta forma eficiente para o sistema de transporte público de passageiros por concessão. Neste sentido, para investigar sobre essa questão, foi necessário apresentar um case de estudo abordando sobre os acidentes de trânsito envolvendo a concessionária do serviço de transporte coletivo de passageiros de Campo Grande (MS). Como procedimentos metodológicos utilizaram-se as pesquisas bibliográficas e descritiva com abordagem qualitativa/quantitativa (método misto) em quatro estudos de casos em empresas do transporte coletivo do MS. Os resultados apontaram que devido à liquidação e falência das seguradoras, as empresas ficaram doze meses sem seguro. E nesse período houve uma melhor gestão de custos com sinistros. A partir disso foram propostos novos processos estratégicos com viabilidade para melhorar a estrutura das organizações frente aos sinistros que ocorrem. Conclui-se que após a implantação da proposta, possa trazer resultados favoráveis para as empresas, município e usuários, reduzindo custos e viabilizando a aquisição de serviços técnicos, monitoramento, treinamento, segurança e análise como benefícios para os mesmos.
Palavras-chave: Traffic
Accidents
Victim
Palavras-chave: Trânsito
Acidentes
Vítima
Redução de custos
Seguro
Seguradora
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Campo Grande, 2018.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

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