Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/420
Título: Desvios de conduta profissional: um estudo sobre infrações de trânsito e direção perigosa cometidas por motoristas de transporte coletivo de passageiros (urbano e municipal)
Autor(es): Mendes, Andrezza Ferreira
Silveira, Eva Angélica Soares
Ferreira, Fabricio Boseja
Pires, Igor Campos de Oliveira
Andrade, Isnar Pedrozo de
Andrade, Ralisom Guimarães
E-mail: andrezzaferreira27@hotmail.com
evas@rodap.com.br
fabricioboseja@hotmail.com
igorcopires@hotmail.com
isnarpedroso@gmail.com
rga74000@gmail.com
Orientador: Soela, Vanderlei
Número da turma: GN - T35
Data do documento: 2019
Citação: MENDES, Andrezza Ferreira et al. Desvios de conduta profissional: um estudo sobre infrações de trânsito e direção perigosa cometidas por motoristas de transporte coletivo de passageiros (urbano e municipal). 2019. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2019.
Resumo: Nos últimos anos, com o crescimento massificado dos modos de transportes individuais, o transporte coletivo urbano é considerado uma alternativa de locomoção sustentável. Por este motivo, dá-se a importância na melhoria continua da qualidade do serviço prestado, afim de, além de combater efeitos danosos à população, torná-lo mais atrativo. A qualidade de um serviço orienta-se primariamente pelas exigências dos clientes (os usuários) que diversificam de acordo com seu perfil. A fim de destacar-se nesse mercado cada vez mais competitivo, torna-se estratégico estabelecer as dimensões e características da qualidade que devem ser trabalhadas para atender as expectativas destes usuários. Neste cenário, o transporte coletivo é considerado essencial pela Constituição Brasileira, já que extremamente importante para garantir o direito de ir e vir do cidadão e por isto deve ser prestado com qualidade, garantindo a preferência do usuário diante das modalidades de transportes disponíveis no mercado. É nesse contexto que se insere o presente Projeto Aplicativo, que tem o intuito de analisar a conduta do profissional motorista de transporte coletivo de passageiros (urbano e municipal), no que se refere a infrações de trânsito e direção perigosa, em duas Unidades de um Grupo empresarial, localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O que se pretende com este Projeto Aplicativo é identificar o que leva estes profissionais motoristas a praticarem condutas desfavoráveis (infrações de trânsito e direção perigosa), tendo como pano de fundo as questões éticas que permeiam tais condutas.
Palavras-chave: Transporte coletivo
Transporte de passageiros
Motorista
Conduta do profissional
Cidade: Belo Horizonte
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2019.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desvios de conduta profissional.pdf1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.