Repositório Digital do Transporte

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Título: Marketing de relacionamento e a geração de valor: um estudo aplicado ao setor aéreo brasileiro
Autor(es): Lavoura, Ana Carina Vargas
Dalzoto, Franciele
Rodrigues, Marcos Roberto
Franceschi, Mariele de
Luz, Roberta Valletta
Dolci, Tatiane Calfa
E-mail: carina.vargas@integrajca.com.br
franciele.dalzoto@reunidas.com.br
marcos.rodrigues@reunidas.com.br
mariele.franceschi@dialogologistica.com.br
roberta.luz@avianca.com.br
tatiane.dolci@voeazul.com.br
Orientador: Leão, Marcos Eugênio Vale
Número da turma: GN - T33
Data do documento: 2019
Citação: LAVOURA, Ana Carina Vargas et al. Marketing de relacionamento e a geração de valor: um estudo aplicado ao setor aéreo brasileiro. 2019. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Florianópolis, 2019.
Resumo: O setor aéreo brasileiro é composto por uma quantidade muito pequena de empresas, e o relacionamento com o cliente ainda é um item em desenvolvimento. Por ser extremamente regulado, muitas ações saem do âmbito privado e passam por aprovação governamental. Este Projeto propõe um estudo sobre marketing de relacionamento e geração de valor aplicado ao setor aéreo brasileiro. Neste sentido, estudou-se empresas de diversas áreas que são referência em relacionamento com o cliente, bem como analisou-se os maiores problemas do setor aéreo hoje, do ponto de vista do cliente. Além disso, foi aplicada a metodologia do Oceano Azul a fim de estabelecer uma nova proposta de valor para os clientes dos serviços aéreos no Brasil. Com estas informações foi possível construir um modelo de relacionamento que considerasse o cliente no centro, compreendendo suas necessidades e estabelecendo propostas que oferecessem a melhor experiência de viagem para os clientes e a construção de relacionamentos mais rentáveis para as empresas do setor. O Modelo proposto mostrou-se viável para as três esferas analisadas: operacional, estratégica e financeira.
Palavras-chave: Marketing
Relacionamento
Aviação
Cliente
Cidade: Florianópolis
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Florianópolis, 2019.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

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