Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/383
Título: Estratégia para incremento da ocupação de aeronaves, benefícios e maximização de receitas: um estudo aplicado ao programa Staff Travel
Autor(es): Barrera, Amanda de Mello
Braz, Leonardo do Carmo
Tersi, Samantha Feliciano
Klos, Rafael André
Branco, Thiago Andrade
E-mail: amanda_mbarrera@hotmail.com
leonardo.braz@latam.com
samytersi@gmail.com
rafael.klos@latam.com
thiago.branco@latam.com
Orientador: Vidigal, Frederico
Número da turma: GN - T33
Data do documento: 2019
Citação: BARRERA, Amanda de Mello et al. Estratégia para incremento da ocupação de aeronaves, benefícios e maximização de receitas: um estudo aplicado ao programa Staff Travel. 2019. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Florianópolis, 2019.
Resumo: Ao longo dos anos, o setor aéreo brasileiro vem trabalhando com uma margem de lucro reduzida, sendo obrigado, cada vez mais, a criar ações para ganhar a liderança do mercado e aumentar a ocupação de suas aeronaves, assim garantindo uma maior lucratividade. O objetivo geral deste estudo é apresentar uma proposta de otimização de resultados proveniente de melhorias de eficiência no programa Staff Travel, com vistas a maximizar as receitas provenientes de ocupação de aeronaves, fortalecer a política de benefícios e promover a satisfação do cliente interno. Com o propósito de identificar possíveis oportunidades de aumento de ocupação e receita em seus voos, analisou-se o impacto do aumento de beneficiários no programa e entendeu-se a percepção de satisfação do público interno, além do seu impacto na receita e concorrência. Do ponto de vista metodológico, além da literatura revisitada, foram coletados dados mercadológicos utilizando-se do método de benchmarking com outras companhias que operam em âmbito nacional e internacional, além de pesquisa de campo por meio de questionários estruturados direcionados a 122 colaboradores. Após entender as práticas e efetiva satisfação do colaborador com o benefício atual, bem como a sua percepção dos pontos de melhoria, o estudo demonstrou que uma alteração positiva no benefício atual, possibilita caminhos para se incrementar a receita, a otimização da capacidade operacional e da ganhos em satisfação interna.
Palavras-chave: Benefícios de viagem
Staff Travel
Satisfação interna
Capacidade de ocupação
Aviação brasileira
Cidade: Florianópolis
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Florianópolis, 2019.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estratégia para incremento da ocupação de aeronaves.pdf1.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.