Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/355
Título: Logística em áreas de risco: um estudo de viabilidade para o desenvolvimento de um novo serviço de entregas na Grande Vitória
Autor(es): Nascimento, Alessandra Araújo
Pinto, Aline Maria Santos
Cavalcante, Carolina Elir de C. S.
Teixeira, Filipe Cortes
Pereira, Lucas Silva
Fabiani, Roberto P. Coelho
E-mail: alessandra_vix@hotmail.com
aline.pinto@toptrans.com.br
rh@toptrans.com.br
filipe@phttransportes.com.br
lucaspereira_eco@yahoo.com.br
contato@fatranlog.com.br
Orientador: Leão, Marcos Eugênio Vale
Número da turma: GN - T30
Data do documento: 2019
Citação: NASCIMENTO, Alessandra Araújo et al. Logística em áreas de risco: um estudo de viabilidade para o desenvolvimento de um novo serviço de entregas na Grande Vitória. 2019. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Vitória, 2019.
Resumo: A logística em área de risco é um problema existente em todas as grandes metrópoles brasileiras, desta forma não seria diferente a realização dessas entregas com segurança na Grande Vitória. Considera-se para este estudo que áreas de risco são regiões conhecidas pelo IBGE como “aglomerados subnormais” que possuem um crescimento desordenado de famílias alterando o processo ou funcionalidade da entrega devido a diversos problemas, mas que será tratado os roubos de carga. O presente projeto tem como finalidade propor a análise de viabilidade para o desenvolvimento de um novo serviço de entrega para a população que reside nas localidades consideradas de risco. O objetivo deste trabalho foi buscar um estudo que possibilitasse identificar a atratividade para um novo modelo de serviço de distribuição de encomendas em áreas de risco na Grande Vitória para facilitar o acesso e deixar essas encomendas de forma segura para os clientes. Para o desenvolvimento foi utilizada a pesquisa de caráter misto e informações foram coletadas através de pesquisa documental, em sites governamentais e na área de logística. As viabilidades analisadas foram pontos importantes para mostrar a oportunidade existente nas instalações dos Serviços de Armários Inteligentes (Lockers) em pontos devidamente mapeados nas localidades de risco, como pick-up points.
Abstract: Risk area logistics is a problem that exists in all major Brazilian metropolises, so it would be no different to make these deliveries safely in Grande Vitoria. Hazardous areas are considered to be regions known by the IBGE as “subnormal agglomerates” that have a disorderly growth of families altering the delivery process or functionality due to many problems, but cargo theft will be addressed. This project aims to propose the possible analysis for the development of a new delivery service for the population residing in the locations considered at risk. The aim of this study was to search for a study that would identify the attractiveness of a new distribution service model in risky areas in Grande Vitória to facilitate access and leave these orders safely to customers. For the development was used the research of mixed feature and information was collected through documentary research, in government websites and in the logistics area. The analyzed possibilities were important points to show the opportunity existing in the facilities of Intelligent Lockers Services in points properly mapped in risk locations, such as pick-up points.
Palavras-chave: Logística
Área de risco
Atratividade
Armários inteligentes
Keywords: Logistics
Hazardous area
Attractiveness
Smart cabinets
Cidade: Vitória
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Vitória, 2019.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Logística em áreas de risco.pdf1.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.