Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/34
Título: A importância do modal hidroviário para a consolidação da operação do Arco Norte
Autor(es): Araújo, Alexandre de Melo
Oliveira Filho, Armando Freire
Silva Filho, João Batista da
Silva, João Rodrigues da
Gonçalves, Maria Nazarena Bezerra
E-mail: presidencia@asplam.org.br
armando@tbl.com.br
jb_filho2012@hotmail.com
silvajoaorodriguesg@gmail.com
nazagoncalves@bol.com.br
Orientador: Sousa, Paulo Renato de
Número da turma: GN - T18
Data do documento: 2018
Citação: ARAÚJO, Alexandre de Melo et al. A importância do modal hidroviário para a consolidação da operação do Arco Norte. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belém, 2018.
Resumo: São muitos os fatores internos que qualificam o Estado do Pará como uma potência logística na América Latina - Localização geográfica estratégica; Imensa bacia hidrográfica; Condição geofísica privilegiada; Acesso multimodal e outras a fins. Porém, o mais importante e decisivo fator é externo e mercadológico. Com a recente reinauguração do Canal do Panamá, o Pará se consolida não somente como a melhor rota comercial para o agronegócio brasileiro junto aos principais mercados consumidores mundiais. Apresenta-se naturalmente como potencial hub concentrador de investimentos multisetoriais como Portos, Estaleiros, Infraestrutura multimodal e principalmente, como um centro de excelência em P&D para a Indústria de Construção e Reparo Naval para o Brasil e para a Região Pan-Amazônica. O pleno aproveitamento dos corredores logísticos do Estado do Pará proporcionará ao agronegócio Brasileiro não somente a redução das perdas, de transite time e dos custos de frete. Proporcionará a consolidação de uma rota de exportação estratégica, mais econômica, segura e competitiva, alçando o Brasil para uma posição e uma condição privilegiada frente ao mercado internacional. Como efeito multiplicador, este cenário promoverá também uma janela de oportunidades atemporal para a cadeia de suprimentos através de uma “bolha” de investimentos, sobretudo na indústria Naval e que como consequência direta, irão gerar novos postos de trabalho, aumentando a renda da população e a arrecadação de divisas ao estado.
Abstract: Here are many internal factors that qualify the State of Pará as a logistics power in Latin America - Strategic geographical location; Immense watershed; Privileged geophysical condition; Multimodal access and other purposes. However, the most important and decisive factor is external and market. With the recent reopening of the Panama Canal, Pará is consolidating not only as the best commercial route for Brazilian agribusiness with the main consumer markets in the world. It naturally presents itself as a potential hub for multi-sector investments such as Ports, Shipyards, Multimodal Infrastructure and above all, as a center of excellence in R & D for the Shipbuilding and Repair Industry for Brazil and for the Pan-Amazon Region. The full utilization of the logistic corridors of the State of Pará will provide to the Brazilian agribusiness not only the reduction of losses, transite time and freight costs. It will provide the consolidation of a strategic export route, more economical, safe and competitive, raising Brazil to a position and a privileged condition facing the international market. As a multiplier effect, this scenario will also promote a timely window of opportunities for the supply chain through a "bubble" of investments, especially in the Naval industry and which, as a direct consequence, will generate new jobs, increase the population's income and the collection of foreign exchange to the state.
Palavras-chave: Hidrovias
Atração de investimentos
Arco Norte
Keywords: Waterways
Investment attraction
Cidade: Belém
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belém, 2018.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importância do modal hidroviário para a consolidação da operação do Arco Norte.pdf868.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.