Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/334
Título: Ressignificando o profissional de manutenção no setor metroferroviário: uma estratégia para atração e retenção de talentos no setor metroferroviário
Autor(es): Cardoso, Danila Pires
Silva, Douglas Danilo Dias
Nascimento, Douglas Rabelo
Viviane, Paula
Pereira, Rafael Oliveira
Costa, Rogério Guedes da
E-mail: danila.pcardoso@gmail.com
dougllasdias@yahoo.com.br
douglasrnascimento@gmail.com
paula.viviane@avianca.com.br
rafael.pereira@mrs.com.br
rogerio.guedes@cptm.sp.gov.br
Orientador: Jacomette, Estela
Número da turma: GN - T27
Data do documento: 2019
Citação: CARDOSO, Danila Pires et al. Ressignificando o profissional de manutenção no setor metroferroviário: uma estratégia para atração e retenção de talentos no setor metroferroviário. 2019.62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2019.
Resumo: O objetivo desse projeto consiste em estudar um problema latente enfrentado pelas empresas do setor metroferroviário, que a dificuldade de atração e retenção do profissional de manutenção nessas empresas. O segmento metroferroviário tem várias particularidades em relação aos outros modais de transporte, cuja realidade se assemelha na dificuldade de atrair e reter profissionais específicos. No contexto da industrialização 4.0 torna-se mais um agravante e desafio a ser superado pelas empresas do setor, uma vez que muitas atividades de manutenção são em sua maioria manuais. Temos ainda as questões de lideranças que interferem diretamente nessa realidade, muitas vezes não fica claro para esse perfil de profissionais quais são os propósitos dentro da organização, somado a isso muitas vezes a falta de clareza no processo de desenvolvimento do profissional agrava ainda mais essa situação elevando o turnover, voluntário ou não a índices muito acima da realidade nacional. Esse projeto apresenta uma proposta de modelo para atração e retenção de profissional de manutenção no setor metroferroviário.
Palavras-chave: Profissional de manutenção
Turnover
Industrialização 4.0
Transporte metroferroviário
Cidade: São Paulo
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2019.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ressignificando o profissional de manutenção no setor metroferroviário.pdf1.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.