Repositório Digital do Transporte

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Título: Proposta de solução em processos gerenciais de avaliação de competência da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU
Autor(es): Mendes, Alexandre Moura
Santos, Gustavo Barbosa Dias dos
Oliveira, Wilber Magno de
E-mail: amendes@cbtu.gov.br
gustavob@cbtu.gov.br
wmagol@cbtu.gov.br
Orientador: Ribeiro, Shirlene
Número da turma: GN - T14
Data do documento: 2017
Citação: MENDES, Alexandre Moura; SANTOS, Gustavo Barbosa Dias dos; OLIVEIRA, Wilber Magno de. Proposta de solução em processos gerenciais de avaliação de competência da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU. 2017. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2017.
Resumo: O princípio da eficiência (art. 37/CF) norteia a atividade pública e seus agentes. Nesse aspecto, a qualidade e competência dos servidores (sentido amplo) são circunstâncias exigidas por toda a sociedade. Todavia, estas somente podem ser aferidas a posteriori à contratação, uma vez que o ingresso nos serviços públicos segue a fórmula de provas objetivas (via de regra), nas quais a condição pessoal mensurada é somente baseada nos conhecimentos escolares e/ou universitários. Com isso, os programas de avaliação e de desenvolvimento gerenciais são as ferramentas cabíveis para o acompanhamento e medição da qualidade e competência dos servidores. E esse é o exato escopo do presente projeto, cujo foco está na empresa Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, visando desenvolver, com base nas pesquisas doutrinárias e análises internas propostas, um novo instrumento de gestão para avaliação de competências de seus empregados, rol no qual se inclui estes pesquisadores.
Abstract: The principle of efficiency (article 37 / CF) guides public activity and its agents. In this sense, the quality and competence of public servants (broad sense) are circumstances demanded by the society as a whole. However, these circumstances can only be checked after hiring, since entry to public services follows the model of objective tests (in general), in which the personal condition measured is based only on school and / or university knowledge. Thus, management evaluation and development programs are the appropriate tools for monitoring and measuring the quality and competence of public servants. This is the exact scope of the present project, designed for the Companhia Brasileira De Trens Urbanos – CBTU, which aims to develop, based on doctrinary researches and internal analyses, a new management tool for evaluating the competencies of its employees, a role in which these researchers are included.
Palavras-chave: Competências
Eficiência
Serviço público
Processos de avaliação
CBTU
Keywords: Competencies
Efficiency
Public service
Evaluation processes
Cidade: Belo Horizonte
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2017.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

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