Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/31
Título: Otimização do ciclo operacional de transporte dos vagões de minério da estrada de ferro Carajás – Vale
Autor(es): Araujo, Deyvison Ribeiro de
Santos, Marcelo Augusto Fazza dos
Nascimento, Paulo Henrique Santos do
E-mail: deyvison.araujo@vale.com
marcelo.augusto.santos@vale.com
paulo.santos.nascimento@vale.com
Orientador: Almeida, Carlos Renato Seabra de
Número da turma: GN - T18
Data do documento: 2018
Citação: ARAUJO, Carlos Renato; SANTOS, Carlos Renato; NASCIMENTO, Paulo Henrique Santos do. Otimização do ciclo operacional de transporte dos vagões de minério da estrada de ferro Carajás – Vale. 2018. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belém, 2018.
Resumo: Com o aumento da demanda de produção de minério de ferro da Vale é necessário garantir um sistema logístico capaz de transportar esse volume da mina de ferro no Pará ao porto de exportação no Maranhão. Entre esses dois sistemas produtivos encontra-se a Estrada de Ferro Carajás, que é a ferrovia responsável por esse transporte. Esse trabalho do grupo tem como objetivo otimizar o ciclo operacional de transporte dos vagões de minério da Estrada de Ferro Carajás, por meio de alavancas de redução de paradas indesejadas e diminuição do chamado transit time, tempo de percurso. O desenvolvimento das iniciativas se deu por intermédio da identificação de alavancas existentes no Mapa Estratégico da direção e priorizadas conforme as suas relevâncias. Os estudos de benchmark, permitiram reconhecer as oportunidades de melhoria em comparação com outras ferrovias com as características semelhantes à Estrada de Ferro Carajás. Por fim, o presente estudo, desenvolveu três oportunidades de projetos, direcionadas à otimização do ciclo operacional, que deverão proporcionar ganhos significativos à operação do ciclo de vagões da EFC.
Palavras-chave: Ciclo
Vagões
Trem
EFC
Cidade: Belém
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belém, 2018.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Otimização do ciclo operacional de transporte.pdf948.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.