Repositório Digital do Transporte

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Título: Exportação de algodão via porto de Salvador: estudo de viabilidade econômica e comparativo do cenário atual
Autor(es): Lopes, Adriano
Souza, Fabio
Andrade, Gabriela
Velame, Graziele
Miranda, Mazani
E-mail: adriano.lopes@goldencargo.com.br
fmsouza77@gmail.com
gabriela@mmedeiros.com.br
graziele@mmedeiros.com.br
mazanimiranda@hotmail.com
Orientador: Ferreira, Paulo César Pêgas
Número da turma: GN - T26
Data do documento: 2018
Citação: LOPES, Adriano et al. Exportação de algodão via porto de Salvador: estudo de viabilidade econômica e comparativo do cenário atual. 2018. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Negócios) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Salvador, 2018.
Resumo: O oeste da Bahia se consolidou nos últimos anos como grande produtor brasileiro de algodão, com expectativa de colheita de 481 mil toneladas na safra 2017/2018 em uma área de 263.692 mil hectares plantados. Desse total produzido, 53% abastecem o mercado interno e 47% são destinados à exportação. Diante das safras recordes ano após ano, a logística de escoamento é um dos principais entraves para os agricultores. Os objetivos deste trabalho são estudar a viabilidade da exportação do algodão produzido no oeste de Estado pelo Porto de Salvador, fazendo um comparativo com o cenário atual de concentração da exportação pelo Porto de Santos, avaliar os impactos dessa mudança para a economia do Estado da Bahia, bem como as alternativas que possam contribuir para a competitividade da rota na redução da distância, do frete, do tempo de embarque da carga no terminal e do seu percurso até o destino final. A operação via porto de Salvador, fica R$149,51/ton mais econômica ao exportador. Se os 47% da produção Baiana fossem destinados à exportação via porto de Salvador, geraria uma redução de custos total de R$33bilhões aos exportadores de algodão.
Abstract: In the most recent years the west of Bahia has been consolidated as a major Brazilian cotton producer, expecting in 2017 and 2018 a harvesting of 481,000 tons within an area of 263,692 planted hectares. From this production 53% are destined to the suppling of the domestic market and 47% is destined to exportations. With the record of crops year after year, the logistics flow is one of the main obstacles for the producers. This work objective is to study the exportation viability of cotton produced in the west of the state by the port of Salvador, comparing it with the current scenario of the same good export concentration by the port of Santos, analyzing the impacts to the economy of the state of Bahia, as well as the alternatives that are able to contribute to the competitiveness of the studied route, such as the reductions of the distance, freight and loading time in the terminals to the final destination. The operation by the port of Salvador, is R$49,51/ton more economical to the exporter. If the 47% of the Baiana production were destined for export via the port of Salvador, it has the potential to generate a total savings of R$33billions to cotton exporters.
Palavras-chave: Logística
Transporte
Agronegócio
Cotonicultura
Keywords: Logistics
Transportation
Agribusiness
Cotton-growing
Cidade: Salvador
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Negócios) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Salvador, 2018.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

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