Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/288
Título: Centro de treinamento colaborativo: um estudo de atratividade aplicado ao setor aéreo
Autor(es): Shishido, Claudia
Oliveira, Fabiana de
Ferreira, Felipe de Almeida
Medeiros, Felipe Starling
Camargo, Marisa Cleonice Oliveira Dias de
Barreto, Rachel Fischer P. C. Menna
E-mail: claudia.shishido@avianca.com
fabiana.oliveira@latam.com
felipe.aferreira@latam.com
felipe.starling@voeazul.com.br
marisa.camargo@avianca.com.br
rachel.fischer@voeazul.com.br
Orientador: Leão, Marcos Eugênio Vale
Número da turma: GN - T22
Data do documento: 2018
Citação: SHISHIDO, Cladia et al. Centro de treinamento colaborativo: um estudo de atratividade aplicado ao setor aéreo. 2018. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Negócios) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2018.
Resumo: Além da preocupação de adquirir um melhor rendimento do capital intelectual como qualquer empresa, as companhias aéreas precisam garantir a excelência na prestação de serviços de acordo com as estratégias da organização e, além disso, um desafio ainda maior é seguir as normas de segurança que regem este peculiar setor. Atualmente, é impossível imaginar o mundo sem a aviação comercial regular, fundamental para todos os setores: economia, política, saúde, lazer etc. A aviação civil é tão importante, que para garantir a segurança dos passageiros, há diversos certificados internacionais e protocolos obrigatórios para que a empresa possa operar, os quais devem ser renovados periodicamente. Cada companhia aérea é responsável pela logística e custos para certificar seus funcionários, sendo certo que algumas possuem centros de treinamento próprios, outras terceirizam os espaços e há, inclusive, certificados que devem ser emitidos fora do país. Considerando que a logística de tais treinamentos não é a principal área de negócios destas organizações, a relevância de tais treinamentos, bem como os altos custos incorridos pelas empresas aéreas para tanto, o objetivo deste projeto é realizar um estudo de atratividade para um centro colaborativo que se destine a realizar diversos cursos focados no setor aéreo. Como metodologia de trabalho se realizou uma pesquisa exploratória com entrevistas guiadas com executivos das Cias aéreas e um referencial teórico. Para pesquisa qualitativa foram utilizados dados reais e calculados das empresas aéreas para cálculo das análises de demanda e viabilidade. Em função da baixa quantidade de treinamentos aplicáveis, o projeto mostrou-se inviável.
Abstract: Beyond the concern of acquiring a better return on intellectual capital like any company, airlines need to ensure excellence in service delivery according to the organization's strategies and, in addition, an even greater challenge is to pursue the safety standards of this sector. Nowadays, it is impossible to conceive the world without regular commercial aviation, which is essential for all sectors: economy, politics, health, leisure, etc. Civil aviation is so important that to ensure passenger safety, there are several international certificates and protocols required for a company to operate, which must be periodically renewed. Each airline is responsible for the logistics and costs to certify its employees, for this reason some of which have their own training centers while others outsource the structure required. In addition, some cases require the certificate to be issued abroad. Taking into consideration that he logistics of such trainings is not the core business of these organizations, the relevance of such trainings, as well as the high costs involved by airlines for them, the objective of this project is to conduct a case of study of a collaborative center capable of undertake several courses related to the airline industry. As work methodology, an exploratory research was conducted with guided interviews with airline executives. For qualitative research, real and calculated data of the airlines were used to calculate the analysis of demand and viabilty. Due to the low amount of training applicable, the project was not viable.
Palavras-chave: Aviação comercial
Centro colaborativo de treinamento
Centro de serviço compartilhado
Companhia aérea
Alianças
Keywords: Commercial aviation
Collaborative training center
Shared service center
Airlines
Alliances
Cidade: São Paulo
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Negócios) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2018.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Centro de treinamento colaborativo.pdf1.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.