Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/26
Título: Gestão de pessoas: gestão por competências em uma empresa no ramo de transporte de passageiros rodoviários
Autor(es): Longuinhos, Cassius Marcelus Borges
Chagas, Erivelto Francisco das
Fernandes, Paula Souto Cançado
Lanna, Rodrigo Arruda
Mendes, Rose Mary Vieira
E-mail: cassius@grupotalma.com.br
erivelto.chagas@gruol.com.br
paula.cancado@gruol.com.br
rodrigo.arruda@gruol.com.br
rose.mendes@gruol.com.br
Orientador: Andrade, Juliana Oliveira
Número da turma: GN - T09
Data do documento: 2016
Citação: LONGUINHOS, Cassius Marcelus Borges et al. Gestão de pessoas: gestão por competências em uma empresa no ramo de transporte de passageiros rodoviários. 2016. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2016.
Resumo: Esta pesquisa procura propor solução para a falta de alinhamento das pessoas em relação à estratégia das empresas, através de um modelo de gestão por competências que seja aplicável a uma empresa do ramo de transporte público de passageiros. Este estudo foi realizado através de pesquisa descritiva, que procurou analisar como três empresas, que atuam em Belo Horizonte, implantaram ou estão implantando o programa de gestão por competências. Para isso utilizou-se de questionários semiestruturados e entrevistas presenciais com responsáveis por estes programas para obtenção dos dados. Além do benchmarking foi resgatado experiências da própria organização, que havia iniciado a implantação de um programa de gestão por competências em 2007. O referencial teórico baseou-se na abordagem de cinco tópicos principais: empresa familiar e sua sucessão, competências, gestão de pessoas por competências, modelo de gestão de pessoas estratégico e competências na perspectiva social. Buscou sugerir um método de gestão por competência que consiga melhorar a performance da empresa, além de criar um bom ambiente de trabalho e reduzir o tunrover. Os resultados mostram que diante da complexidade de uma gestão de pessoas por competências dois fatores são fundamentais para o sucesso do programa, sendo o apoio da Alta Direção em todas as etapas do processo e uma comunicação efetiva para todos os níveis organizacional.
Palavras-chave: Competências
Gestão
Performance
Estratégia
Cidade: Belo Horizonte
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2016.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gestão de pessoas - gestão por competências em uma empresa no ramo de transporte de passageiros rodoviários.pdf543.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.