Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/203
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Confederação Nacional do Transporte (CNT) | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-31T11:58:20Z | - |
dc.date.available | 2019-01-31T11:58:20Z | - |
dc.date.issued | 2017 | en_US |
dc.identifier.uri | http://www.cnt.org.br/publicacao/?artigo=transporte-em-movimento | en_US |
dc.identifier.uri | http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/203 | - |
dc.description | Informe Transporte em Movimento | en_US |
dc.subject | Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) | en_US |
dc.subject | Transporte aquaviário | en_US |
dc.subject | Economia | en_US |
dc.title | Importância da não incidência do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante – AFRMM | en_US |
dc.description.resumo | Desenvolvido no contexto das discussões que culminaram com a apresentação da Medida Provisória n.º 762/2016 – que prorrogou a não incidência do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante – AFRMM nas navegações de cabotagem, interior fluvial e lacustre com origem e/ou destino nas regiões Norte e/ou Nordeste do país –, o presente informe tem o objetivo de apresentar, de forma sucinta, a estrutura de incidência e arrecadação dessa contribuição. Adicionalmente, busca explicar a importância da não incidência (e a relevância de sua prorrogação) para os usuários do transporte aquaviário (embarcadores), os transportadores e a economia brasileira, de modo geral. Para tanto, é apresentada uma breve introdução ao assunto, seguida de uma elucidação acerca dos motivos que levam à recorrente integração entre construção naval e marinha mercante e à intervenção do Estado sobre esses setores. Em seguida, é detalhada a estrutura legal do AFRMM, com a descrição do conceito, alíquotas, isenções, não incidências e ressarcimentos, bem como a apresentação de dados que permitem melhor identificar a abrangência da não incidência do AFRMM nos casos analisados. Por fim, são apresentadas algumas considerações e recomendações para se assegurar os benefícios da não incidência do tributo – contemplando a ampliação do prazo de não incidência e a viabilização de um ressarcimento mais ágil e contínuo, às empresas brasileiras de navegação. | en_US |
Aparece nas coleções: | Análises do Transporte |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Transporte em Movimento - Importância da não incidência do adicional ao freta para a renovação da Marinha Mercante .pdf | 420.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.