Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/104
Título: Os impactos da cobrança da primeira bagagem para o setor aéreo brasileiro: uma análise crítica
Autor(es): Coelho, André
Lobato, Guilherme
Paulino, Mariana
Wagner, Roberto
E-mail: andres.coelho@latam.com
guilherme.lobato@transavante.com.br
mariespm@gmail.com
rwagner@voegol.com.br
Orientador: Leão, Marcos Eugênio Vale
Número da turma: GN - T21
Data do documento: 2018
Citação: COELHO, André et al. Os impactos da cobrança da primeira bagagem para o setor aéreo brasileiro: uma análise crítica. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2018.
Resumo: No ano de 2017 foi permitida ao setor aéreo brasileiro a cobrança da bagagem despachada. Até então, os órgãos reguladores da aviação determinavam as regras do setor com relação a esse produto. O objetivo do estudo é desenvolver uma análise crítica que visa identificar a percepção dos clientes com relação à nova pratica das companhias aéreas brasileiras, entendendo quais os impactos da implementação da cobrança da primeira bagagem para os clientes do setor aéreo brasileiro. Adicionalmente, o projeto aplicativo busca avaliar a percepção dos clientes em relação à cobrança de bagagens, analisar os reflexos da cobrança da primeira bagagem na qualidade dos serviços, avaliar os resultados financeiros gerados pela cobrança da primeira bagagem pelas empresas aéreas (brasileiras e benchmarking com empresas internacionais) e discorrer sobre os impactos da cobranças no consumidor brasileiro. Foram coletados dados importantes sobre o tema e visualizados os cenários de ponto de vista dos clientes e das companhias aéreas. Realizaram-se grupos focais para conhecer a fundo a percepção do consumidor e, assim, descobrir o real impacto do tema. O trabalho busca identificar pontos de atenção para as companhias aéreas com relação à comunicação sobre as novas regras e a qualidade do atendimento ao público.
Palavras-chave: Setor aéreo
Bagagem despachada
Satisfação do cliente
Cidade: Belo Horizonte
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2018.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os impactos da cobrança da primeira bagagem para o setor aéreo brasileiro.pdf698.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.