Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/84
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Almeida, Carlos Renato Seabra de | - |
dc.contributor.author | Finger, Adilson | - |
dc.contributor.author | Marini, Fernando | - |
dc.contributor.author | Bernardini, Gustavo Afonso | - |
dc.contributor.author | Cincos Junior, Jose Antonio | - |
dc.contributor.author | Mottin, Lucas Dauvel da Silva | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Thais Bandeira | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-23T13:30:46Z | - |
dc.date.available | 2018-11-23T13:30:46Z | - |
dc.date.issued | 2018 | en_US |
dc.identifier.citation | FINGER, Adilson et al. Plataforma digital de compartilhamento de espaço ocioso em veículos de carga. 2018. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Porto Alegre, 2018. | en_US |
dc.identifier.uri | http://srv-052-vm.cnt.org.br:8080/jspui/handle/123456789/84 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Porto Alegre, 2018. | en_US |
dc.description.abstract | For years, transportation in Brazil has been in imbalance, which makes the country's logistic cost one of the most inefficient and expensive in the world. This is due to the focus on investments in only one of the modalities of transportation in the last century, the road modal, which concentrates more than 60% of the volume of cargo that circulates in the country. Even though it has been prioritized for all these years, the road freight transportation sector has been suffering from the vehicles idleness and the high cost to maintain routes with few active demands. The search for a better utilization of cargo vehicles and for reducing operational costs has been highly debated, because in today's volatile market, more than following trends, companies must remain competitive. One of the largest movements of today's market is the so-called sharing economy, which is the sharing of resources to generate scale economy. This study presents a conceptual basis regarding the relation of road freight transport with these new trends, drawing a parallel between the most common management and business strategy studies with concepts of sharing economy. Through qualitative research, interviews and benchmarking, this work tries to understand if there is a representative idleness of spaces in road cargo vehicles, and if the transport companies would be interested in sharing them. Thus, it was possible to understand how road transport companies deal with the sharing of idle space in their cargo vehicles, and to present a conceptual model of a digital platform that interlinks business of buying and selling idle spaces in cargo vehicles. | en_US |
dc.subject | Logística | en_US |
dc.subject | Compartilhamento | en_US |
dc.subject | Frete | en_US |
dc.subject | Economia compartilhada | en_US |
dc.subject | Carga | en_US |
dc.subject | Ociosidade | en_US |
dc.subject | Compartilhamento de veículo | en_US |
dc.title | Plataforma digital de compartilhamento de espaço ocioso em veículos de carga | en_US |
dc.title.alternative | Digital platform for space sharing in cargo vehicles | en_US |
dc.contributor.email | fernando@transportesdumar.com.br | en_US |
dc.contributor.email | gustavo@edini.com.br | en_US |
dc.contributor.email | cincosjunior@gmail.com | en_US |
dc.contributor.email | lucas.mottin30@gmail.com | en_US |
dc.contributor.email | thais.bandeira@kodexexpress.com | en_US |
dc.publisher.city | Porto Alegre | en_US |
dc.subject.keyword | Logistics | en_US |
dc.subject.keyword | Freight | en_US |
dc.subject.keyword | Vehicle sharing | en_US |
dc.subject.keyword | Sharing | en_US |
dc.subject.keyword | Sharing economy | en_US |
dc.subject.keyword | Cargo | en_US |
dc.description.resumo | O transporte no Brasil, há anos, encontra-se em desequilíbrio, o que faz o custo logístico do país ser um dos mais ineficientes e caros do mundo. Isso se deve ao foco nos investimentos em apenas um dos modais de transporte no último século, o modal rodoviário, que concentra mais de 60% do volume de cargas que circulam no país. Mesmo sendo priorizado por todo esse tempo, o setor de transporte rodoviário de cargas vem sofrendo com a ociosidade dos veículos e com o alto custo para manter rotas com poucas demandas ativas. A busca por um melhor aproveitamento dos veículos de carga e pela redução de custos operacionais vem, cada vez mais, sendo debatida, pois, no cenário volátil de hoje, mais do que acompanhar tendências, as empresas precisam se manter competitivas. Um dos maiores movimentos do mercado atual chama-se economia compartilhada, que é o compartilhamento de recursos para gerar economia de escala. Esse estudo apresenta bases conceituais no que diz respeito à relação do transporte rodoviário de cargas com essas novas tendências, traçando um paralelo entre o que há de mais estudado em gestão e estratégia empresarial com conceitos de economia compartilhada. Por meio de pesquisas qualitativas, entrevistas e benchmarking, este trabalho buscou entender se existe uma ociosidade representativa de espaços em veículos rodoviários de carga, e se há o interesse em compartilhá-los por parte das empresas. Assim, foi possível entender como as empresas de transporte rodoviário de cargas lidam com o compartilhamento de espaço ocioso em seus veículos de carga, e apresentar um modelo conceitual de uma plataforma digital que interliga negócios de compra e venda de espaços ociosos em veículos de carga. | en_US |
dc.description.class | GN - T23 | en_US |
Aparece nas coleções: | Gestão de Negócios (GN) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Plataforma digital de compartilhamento de espaço ocioso em veículos de cargo.pdf | 839.27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.