Repositório Digital do Transporte

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dc.contributor.advisorAlmeida, Carlos Renato Seabra de-
dc.contributor.authorFinger, Adilson-
dc.contributor.authorMarini, Fernando-
dc.contributor.authorBernardini, Gustavo Afonso-
dc.contributor.authorCincos Junior, Jose Antonio-
dc.contributor.authorMottin, Lucas Dauvel da Silva-
dc.contributor.authorCardoso, Thais Bandeira-
dc.date.accessioned2018-11-23T13:30:46Z-
dc.date.available2018-11-23T13:30:46Z-
dc.date.issued2018en_US
dc.identifier.citationFINGER, Adilson et al. Plataforma digital de compartilhamento de espaço ocioso em veículos de carga. 2018. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Porto Alegre, 2018.en_US
dc.identifier.urihttp://srv-052-vm.cnt.org.br:8080/jspui/handle/123456789/84-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Porto Alegre, 2018.en_US
dc.description.abstractFor years, transportation in Brazil has been in imbalance, which makes the country's logistic cost one of the most inefficient and expensive in the world. This is due to the focus on investments in only one of the modalities of transportation in the last century, the road modal, which concentrates more than 60% of the volume of cargo that circulates in the country. Even though it has been prioritized for all these years, the road freight transportation sector has been suffering from the vehicles idleness and the high cost to maintain routes with few active demands. The search for a better utilization of cargo vehicles and for reducing operational costs has been highly debated, because in today's volatile market, more than following trends, companies must remain competitive. One of the largest movements of today's market is the so-called sharing economy, which is the sharing of resources to generate scale economy. This study presents a conceptual basis regarding the relation of road freight transport with these new trends, drawing a parallel between the most common management and business strategy studies with concepts of sharing economy. Through qualitative research, interviews and benchmarking, this work tries to understand if there is a representative idleness of spaces in road cargo vehicles, and if the transport companies would be interested in sharing them. Thus, it was possible to understand how road transport companies deal with the sharing of idle space in their cargo vehicles, and to present a conceptual model of a digital platform that interlinks business of buying and selling idle spaces in cargo vehicles.en_US
dc.subjectLogísticaen_US
dc.subjectCompartilhamentoen_US
dc.subjectFreteen_US
dc.subjectEconomia compartilhadaen_US
dc.subjectCargaen_US
dc.subjectOciosidadeen_US
dc.subjectCompartilhamento de veículoen_US
dc.titlePlataforma digital de compartilhamento de espaço ocioso em veículos de cargaen_US
dc.title.alternativeDigital platform for space sharing in cargo vehiclesen_US
dc.contributor.emailfernando@transportesdumar.com.bren_US
dc.contributor.emailgustavo@edini.com.bren_US
dc.contributor.emailcincosjunior@gmail.comen_US
dc.contributor.emaillucas.mottin30@gmail.comen_US
dc.contributor.emailthais.bandeira@kodexexpress.comen_US
dc.publisher.cityPorto Alegreen_US
dc.subject.keywordLogisticsen_US
dc.subject.keywordFreighten_US
dc.subject.keywordVehicle sharingen_US
dc.subject.keywordSharingen_US
dc.subject.keywordSharing economyen_US
dc.subject.keywordCargoen_US
dc.description.resumoO transporte no Brasil, há anos, encontra-se em desequilíbrio, o que faz o custo logístico do país ser um dos mais ineficientes e caros do mundo. Isso se deve ao foco nos investimentos em apenas um dos modais de transporte no último século, o modal rodoviário, que concentra mais de 60% do volume de cargas que circulam no país. Mesmo sendo priorizado por todo esse tempo, o setor de transporte rodoviário de cargas vem sofrendo com a ociosidade dos veículos e com o alto custo para manter rotas com poucas demandas ativas. A busca por um melhor aproveitamento dos veículos de carga e pela redução de custos operacionais vem, cada vez mais, sendo debatida, pois, no cenário volátil de hoje, mais do que acompanhar tendências, as empresas precisam se manter competitivas. Um dos maiores movimentos do mercado atual chama-se economia compartilhada, que é o compartilhamento de recursos para gerar economia de escala. Esse estudo apresenta bases conceituais no que diz respeito à relação do transporte rodoviário de cargas com essas novas tendências, traçando um paralelo entre o que há de mais estudado em gestão e estratégia empresarial com conceitos de economia compartilhada. Por meio de pesquisas qualitativas, entrevistas e benchmarking, este trabalho buscou entender se existe uma ociosidade representativa de espaços em veículos rodoviários de carga, e se há o interesse em compartilhá-los por parte das empresas. Assim, foi possível entender como as empresas de transporte rodoviário de cargas lidam com o compartilhamento de espaço ocioso em seus veículos de carga, e apresentar um modelo conceitual de uma plataforma digital que interliga negócios de compra e venda de espaços ociosos em veículos de carga.en_US
dc.description.classGN - T23en_US
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

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