Repositório Digital do Transporte

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVeloso, Sabrina Marçal-
dc.contributor.authorSouza, Aline Fernandes de-
dc.contributor.authorAuad, Juliana Romão Romero-
dc.contributor.authorVilela, Priscila Andrade-
dc.contributor.authorAge, Stefani Gabrieli-
dc.date.accessioned2025-04-04T20:49:10Z-
dc.date.available2025-04-04T20:49:10Z-
dc.date.issued2024en_US
dc.identifier.citationSOUZA, Aline Fernandes de et al. Attraction and training of qualified labor for rail and metro rail systems. 2024. 48 f. Final Project (International Certification in Management of Rail and Metro Rail Systems) - Deutsche Bahn; Instituto de Transporte e Logística, Brasília, 2024.en_US
dc.identifier.urihttp://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/781-
dc.descriptionFinal Project (International Certification in Management of Rail and Metro Rail Systems) - Deutsche Bahn; Instituto de Transporte e Logística, Brasília, 2024.en_US
dc.description.abstractPara atender à crescente demanda por uma matriz de transportes mais balanceada, atendendo não somente o transporte de cargas, mas também o crescente desenvolvimento das cidades, os transportes ferroviário e metroviário estão recebendo maior atenção e investimentos. Para suportar a necessidade de atualização de infraestrutura, expansão de linhas e modernização de sistemas, é necessário que o país possua um contingente de profissionais qualificados a projetar, construir, manter e gerir estes sistemas. Além dos desafios já conhecidos com as linhas atuais, temos também a necessidade de profissionais aptos a trabalharem com o dinamismo e evolução de tecnologias no setor, como sistemas de controle de tráfego e eletrificação de linhas mais robustos. Em muitas partes do mundo o setor ferroviário enfrenta o desafio de uma força de trabalho envelhecida, tornando a substituição de profissionais que se aposentam uma prioridade. No Brasil a realidade se espelha e é fortalecida pela perda do histórico de classe dos ferroviários, vinculados à Rede Ferroviária Federal (RFFSA). Este estudo apresenta este histórico de risco de perda no capital intelectual ferroviário e destaca a importância de promover uma cultura organizacional inclusiva, fomentando a diversidade para o desenvolvimento e retenção de talentos. Através da coleta de dados e percepções em entrevistas com pessoas chave do setor, uma compreensão mais profunda das dinâmicas da força de trabalho no setor metroferroviário orientaram o desenvolvimento de um compilado de valiosas iniciativas para empresas que buscam uma vantagem competitiva na atração e retenção de profissionais qualificados.en_US
dc.subjectCultura organizacional inclusivaen_US
dc.subjectCapital intelectual ferroviárioen_US
dc.subjectFormação de profissionaisen_US
dc.subjectForça de trabalho em envelhecimentoen_US
dc.titleAttraction and training of qualified labor for rail and metro rail systemsen_US
dc.contributor.emailalinefernandesdesouza@gmail.comen_US
dc.contributor.emailjulyrromero@yahoo.com.bren_US
dc.contributor.emailpriscilaavilela@gmail.comen_US
dc.contributor.emailste.age86@gmail.comen_US
dc.publisher.cityBrasíliaen_US
dc.subject.keywordInclusive organizational cultureen_US
dc.subject.keywordRailway intellectual capitalen_US
dc.subject.keywordTraining of professionalsen_US
dc.subject.keywordAging workforceen_US
dc.description.resumoTo meet the growing demand for a more balanced transportation matrix, serving not only cargo transportation, but also the growing development of cities, rail and metro transportation are receiving greater attention and investment. To support the need for infrastructure upgrades, line expansion, and system modernization, it is necessary for the country to have a contingent of qualified professionals to design, build, maintain, and manage these systems. In addition to the challenges already known with the current lines, we also need professionals who are able to work with the dynamism and evolution of technologies in the sector, such as more robust traffic control systems and line electrification. In many parts of the world, the rail sector faces the challenge of an aging workforce, making the replacement of retiring professionals a priority. In Brazil, the reality is reflected and is strengthened by the loss of the historical class of railway workers, linked to the Rede Ferroviária Federal (RFFSA). This study presents this history of risk of loss in rail intellectual capital and highlights the importance of promoting an inclusive organizational culture, fostering diversity for the development and retention of talent. Through the collection of data and perceptions in interviews with key people in the sector, a deeper understanding of the dynamics of the workforce in the metrorail sector guided the development of a compilation of valuable initiatives for companies that seek a competitive advantage in attracting and retaining qualified professionals.en_US
dc.description.classFM - T03en_US
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