Repositório Digital do Transporte

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPorter, Melba-
dc.contributor.authorOliveira, Ana Luísa Nascimento de-
dc.contributor.authorMicaelo, Rejane Santos-
dc.contributor.authorSantos, Rodrigo Pontes dos-
dc.date.accessioned2024-10-29T19:46:25Z-
dc.date.available2024-10-29T19:46:25Z-
dc.date.issued2024en_US
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ana Luísa Nascimento de; MICAELO, Rejane Santos; SANTOS, Rodrigo Pontes dos. Implantação de aplicativo de informação ao cliente para empresa de transporte ferroviário de passageiros: caso aplicado a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM. 2024. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (MBA em Gestão Estratégica de Marketing com Foco em Supply Chain e Transporte) - Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM; Instituto de Transporte e Logística, Rio de Janeiro, 2024.en_US
dc.identifier.urihttp://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/735-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (MBA em Gestão Estratégica de Marketing com Foco em Supply Chain e Transporte) - Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM; Instituto de Transporte e Logística, Rio de Janeiro, 2024.en_US
dc.description.abstractThis thesis presents a proposal for implementing a customer information application for Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). The application aims to enhance the user experience by providing real-time access to information on train schedules, delays, line interruptions, and other features that facilitate passenger travel. A comprehensive analysis of the segment, the competitive environment, and a market diagnosis were conducted to identify the key functionalities the application should offer, including: Realtime train schedule lookup; Real-time train tracking; Receipt of notifications about delays, line interruptions, and other relevant information; Journey planning; Access to station maps; Submitting complaints; Identifying services available at stations. The implementation of the customer information application for CPTM will bring several benefits to both the company and passengers. For the company, the application will enable improved customer communication, increased user satisfaction, and reduced operational costs. For passengers, the application will facilitate trip planning, reduce station waiting times, and provide a safer and more comfortable travel experience. The development and implementation of the application proposed in this thesis represent a unique opportunity for CPTM to enhance communication with its passengers, offer superior service quality, and build a relationship of trust and loyalty with its customers.en_US
dc.subjectAplicativoen_US
dc.subjectTransporteen_US
dc.subjectFerroviaen_US
dc.subjectPassageirosen_US
dc.subjectCPTMen_US
dc.subjectExperiência do clienteen_US
dc.titleImplantação de aplicativo de informação ao cliente para empresa de transporte ferroviário de passageiros: caso aplicado a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTMen_US
dc.contributor.emailana.luisaoliveira02@gmail.comen_US
dc.contributor.emailrejane@micaelo.comen_US
dc.contributor.emailro.santos@uol.com.bren_US
dc.publisher.cityRio de Janeiroen_US
dc.subject.keywordAppen_US
dc.subject.keywordRailen_US
dc.subject.keywordPassengeren_US
dc.subject.keywordCPTMen_US
dc.subject.keywordUser experienceen_US
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo apresentar a proposta de implementação de um aplicativo de informação ao cliente para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O aplicativo visa aprimorar a experiência do usuário, oferecendo acesso a informações em tempo real sobre horários de trens, atrasos, interrupções na linha, além de outras funcionalidades que facilitem o deslocamento dos passageiros. Foram feitas análises dos diversos aspectos que envolvem o segmento, o ambiente competitivo e realizado um diagnóstico de mercado. A partir destes dados, foi possível identificar as principais funcionalidades que o aplicativo deve oferecer, tais como: Consulta de horários de trens em tempo real; Acompanhamento da localização dos trens em tempo real; Recebimento de notificações sobre atrasos, interrupções na linha e outras informações relevantes; Traçar rotas de viagem; Acessar mapas das estações; Enviar denúncias; Identificar serviços existentes nas estações. A implementação do aplicativo de informação ao cliente para a CPTM trará diversos benefícios para a empresa e para os passageiros. Para a empresa, o aplicativo permitirá melhorar a comunicação com os clientes, aumentar a satisfação dos usuários e reduzir custos operacionais. Para os passageiros, o aplicativo facilitará o planejamento das viagens, reduzirá o tempo de espera nas estações e proporcionará uma experiência de viagem mais segura e confortável. O desenvolvimento e a implementação do aplicativo proposto neste trabalho de conclusão de curso representam uma oportunidade única para a empresa CPTM melhorar a comunicação com seus passageiros, oferecer um serviço de qualidade superior e construir uma relação de confiança e fidelização com seus clientes.en_US
dc.description.classMKT - T01en_US
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