Repositório Digital do Transporte

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Título: Importação de pneus para frota de veículos para transporte urbano de passageiros
Autor(es): Zamorra, Bruno de Almeida
Bassi, Daniel de Araujo
Dalberto, Eder
Gonçalves, Katia Regina Motoike
Nogueira, Renan Jaci
E-mail: br_zamorra@hotmail.com
dn.bassii@gmail.com
ederdalberto@sestsenat.org.br
katiamotoike@gmail.com
rn_nogueira@live.com
Orientador: Barbosa, Leila
Número da turma: LS - T01
Data do documento: 2023
Citação: ZAMORRA, Carlos Eduardo Reis et al. Estudo de caso: criação de valor compartilhado entre a empresa e o cliente. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Logística e Supply Chain Management 4.0) - Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - Ibmec; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2023.
Resumo: O projeto proposto tem como objetivo principal capacitar a empresa para a importação de pneus, com vistas a alcançar redução de custos, acesso a produtos de qualidade superior e ampla diversidade de itens disponíveis. Através da obtenção direta de fornecedores estrangeiros, a organização terá a capacidade de otimizar suas finanças em relação às aquisições locais. A implementação da estratégia de importação de pneus almeja alcançar uma série de metas e benefícios substanciais. Espera-se notável diminuição nos custos operacionais, aquisição de artigos de excelência superior e maior gama de alternativas. Atualmente, os gastos relacionados à aquisição de pneus novos, bem como recapagem e aquisição de carcaças, acumulam um montante total de R$ 770.217,69 para um total de 360 pneus usados ano, uma média de 30 pneus mês. A introdução da prática de importar pneus novos promoverá a eliminação da etapa de monitoramento direcionada à recapagem dos pneus, uma vez que esta etapa será eliminada do processo da empresa haverá a necessidade de monitorar os pneus importados para retirar o mesmo dos veículos e colocá-los à venda. Essa mudança de processo de recapagem para venda de pneu vida zero (pneu que ainda não foi recapado), necessita da avaliação do pneu com base na espessura em milímetros de sua camada de borracha não apenas determina seu valor de revenda, mas também influencia a eficiência do subsequente processo de recapeamento. É crucial otimizar a venda da carcaça, assegurando não apenas o melhor preço, mas também considerando a quantidade mínima de borracha necessária para garantir a viabilidade do recapeamento pós-transação. Nesse contexto, a retirada da carcaça com uma espessura de borracha entre 5 a 4 mm surge como um equilíbrio estratégico, maximizando o retorno financeiro e, simultaneamente, preservando a integridade do pneu para futuras etapas de recuperação. Isso não apenas aumentará a eficiência das operações, mas também eliminará a necessidade de análises frequentes das bandas de recapagem, ou seja, qual tipo de recape tem o melhor resultado. É relevante ressaltar que o benefício mais significativo desse projeto pode vir na aquisição dos pneus. Com um custo médio unitário de R$ 1952,41, considerando todos os encargos relacionados à importação, quando comparado ao custo global dos pneus usados no ano-base de 2022 (R$ 2.139,50 por pneu), o projeto resultará em um ganho de margem de 9% somente no momento da aquisição. Além disso, ao comercializar os pneus usados, a empresa tem a oportunidade de obter um retorno de aproximadamente R$ 900,00 a R$ 800,00, elevando a economia para até 54% do montante inicialmente despendido. Por conseguinte, a implementação deste projeto tem o potencial de acarretar uma transformação positiva na gestão dos recursos da empresa, com vantagens tanto financeiras quanto operacionais. Além disso, a integração das práticas de importação expandirá a capacidade da empresa em oferecer produtos de alta qualidade e variedade aos seus clientes, consolidando sua posição no mercado de forma mais competitiva.
Abstract: The main objective of the proposed project is to empower the company for tire importation, aiming to achieve cost reduction, access to superior-quality products, and a wide range of available items. Through direct sourcing from foreign suppliers, the organization will have the capacity to optimize its finances in comparison to local acquisitions. The implementation of the tire importation strategy seeks to attain several substantial goals and benefits. A notable decrease in operational costs, the acquisition of higher-quality articles, and a broader range of alternatives are expected. Currently, expenses related to the procurement of new tires, retreading, and casing acquisition accumulate to a total amount of R$ 770,217.69 for a total of 360 used tires per year, averaging 30 tires per month. The introduction of the practice of importing new tires will eliminate the monitoring step focused on retreading. This change enables the adoption of an assessment system based on millimeters and kilometers traveled, allowing for the determination of the ideal moment for replacement with new tires. This will not only increase operational efficiency but also eliminate the need for frequent analysis of retread bands. It is noteworthy that the most significant benefit of this project may come from tire procurement. With an average unit cost of R$ 1,952.41, considering all importation-related charges, when compared to the overall cost of tires used in the 2022 base year (R$ 2,139.50 per tire), the project will result in a margin gain of 9% solely at the time of acquisition. Furthermore, by selling the used tires, the company has the opportunity to obtain a return of approximately R$ 900.00 to R$ 800.00, increasing the economy to up to 54% of the initially expended amount. Consequently, the implementation of this project has the potential to bring about a positive transformation in the company's resource management, offering both financial and operational advantages. Furthermore, the integration of importation practices will expand the company's ability to provide high-quality and varied products to its customers, solidifying its market position in a more competitive manner.
Palavras-chave: Importação
Redução de custos
Eficiência
Ônibus
Pneu novo
Keywords: Importation
Cost reduction
Efficiency
Buses
New tires
Cidade: São Paulo
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Logística e Supply Chain Management 4.0) - Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - Ibmec; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2023.
Aparece nas coleções:Logística e Supply Chain Management 4.0 (LS)

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