Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/668
Título: Identificação da influência do estresse do motorista de ônibus no consumo de combustível
Autor(es): Carvalho, Amanda Aparecida Silva de
Zuppi, Ana Paula
Carvalho, Livia Brunis Vitorino de
Pereira, Patrícia Simas
Cavaliere, Romulo Barbosa
Canal, Shaira Deagostini do Valle
E-mail: amandaascarvalho09@gmail.com
anapzuppi@voegol.com.br
liviabrunis@gmail.com
simas.patrícia@simaslog.com.br
romulocavaliere@grupocsc.com.br
shairadeagostini@yahoo.com.br
Orientador: Sousa, Paulo Renato de
Número da turma: GN - T56
Data do documento: 2023
Citação: CARVALHO, Amanda Aparecida Silva de et al. Identificação da influência do estresse do motorista de ônibus no consumo de combustível. 2023. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2023.
Resumo: O consumo de combustível é um assunto de grande importância em termos ambientais, econômicos e sociais. A eficiência no consumo de combustível é uma das principais estratégias para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e minimizar os impactos ambientais associados ao setor de transporte. Além disso, o consumo excessivo de combustível pode resultar em custos elevados para indivíduos e empresas, afetando a economia global. Existem vários fatores que afetam o consumo de combustível e entendê-los se faz cada vez mais necessário, pois possibilita a execução de ações mais direcionadas e efetivas. Os motoristas de ônibus, por sua vez, estão expostos a fatores que podem ocasionar estresse e, consequentemente, levar à execução de uma condução mais agressiva e menos eficiente, aumentando o consumo de combustível. O estresse é um estado emocional que pode afetar a tomada de decisões, o comportamento e a saúde em geral. O estresse crônico pode resultar em problemas de saúde, como pressão arterial elevada, doenças cardíacas, obesidade e depressão. Além disso, o estresse pode levar a comportamentos pouco saudáveis, como fumar, beber álcool em excesso e ter uma dieta inadequada. Este trabalho se propôs a identificar se há uma influência direta entre o estresse e o consumo de combustível em motoristas de ônibus e, apesar de não constatada a relação, propor soluções para a redução do estresse. O objetivo dessas soluções engloba tanto a redução dos custos operacionais quanto a melhoria da qualidade de vida dos motoristas e o compromisso com a responsabilidade ESG, que visa criar um futuro mais justo, equilibrado e saudável para todos. Para encontrar as soluções, foram feitos benchmarks de projetos com esses mesmos objetivos dentro de empresas do setor aéreo, avaliadas as viabilidades dos projetos em diversos aspectos (financeiro, operacional e estratégico) e traçado um plano de implantação das soluções viáveis. A solução encontrada foi um aplicativo para identificação contínua do estado de estresse do motorista, permitindo cuidar do maior patrimônio de todas as empresas, os colaboradores. Com isso, o objetivo da solução seria gerar um bem-estar, qualidade de vida e segurança nas operações diárias, bem como redução do absenteísmo e turnover associados às possíveis condições de estresse.
Abstract: Fuel consumption is a matter of great importance in environmental, economic, and social terms. Fuel efficiency is one of the key strategies to reduce greenhouse gas emissions and minimize the environmental impacts associated with the transportation sector. Furthermore, excessive fuel consumption can result in high costs for individuals and businesses, affecting the global economy. There are several factors that affect fuel consumption, and understanding them is increasingly necessary as it enables more targeted and effective actions. Bus drivers, in turn, are exposed to factors that can cause stress, which can lead to more aggressive and less efficient driving, increasing fuel consumption. Stress is an emotional state that can affect decision-making, behavior, and overall health. Chronic stress can result in health problems such as high blood pressure, heart disease, obesity, and depression. Moreover, stress can lead to unhealthy behaviors such as smoking, excessive alcohol consumption, and an inadequate diet. This study aimed to identify if there is a direct influence between stress and fuel consumption in bus drivers and, although no relationship was found, propose solutions for stress reduction. The objectives of these solutions encompass both reducing operational costs and improving the quality of life for drivers, while also demonstrating commitment to ESG responsibility, which seeks to create a fairer, more balanced, and healthier future for all. To find the solutions, benchmarks were conducted on projects with the same objectives within the aviation sector. The viability of the projects was assessed from various aspects (financial, operational, and strategic), and an implementation plan for viable solutions was outlined. The solution found was a continuous stress monitoring application for drivers, aiming to take care of the most valuable asset of any company - its employees. With this, the objective of the solution would be to generate well-being, quality of life, and safety in daily operations, as well as reducing absenteeism and turnover associated with possible stress conditions.
Palavras-chave: Estresse
Diesel
Motorista de ônibus
Consumo de combustível
Eficiência energética
Keywords: Stress
Bus driver
Fuel consumption
Energy efficiency
Cidade: Belo Horizonte
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2023.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Identificação da influência do estresse do motorista de ônibus no consumo de combustível.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.