Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/660
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFigueiredo Filho, Geraldo-
dc.contributor.authorFarias, José Antônio Fortunato de-
dc.contributor.authorScanavachi, Jorge Domingos-
dc.contributor.authorSantos, Leandro Pereira dos-
dc.contributor.authorValentini, Leonardo Mandelli-
dc.contributor.authorSilva, Mauricio Rocha da-
dc.contributor.authorPassos, Patrícia Tessarollo-
dc.date.accessioned2023-09-01T18:08:29Z-
dc.date.available2023-09-01T18:08:29Z-
dc.date.issued2022en_US
dc.identifier.citationFARIAS, José Antônio Fortunato de et al. Estudo de caso Vera Cruz Transporte e Turismo: como viabilizar empresas de transporte urbano de passageiros em pequenas e médias cidades. 2022. 116 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2022.en_US
dc.identifier.urihttp://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/660-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2022.en_US
dc.description.abstractThe Urban Collective Passenger Transport business in Brazil has been facing challenges to maintain its profitability, suffering with the impacts of new post-pandemic customer needs, with the raise of its operational costs, and with updated local government obligations. This situation is experienced by Vera Cruz Transporte e Turismo, based in the municipality of Araxá, in the State of Minas Gerais, object of this study, but also in many small and medium-sized Brazilian cities. In this context, the work aims to identify the problems and the opportunities in the management of the company from Minas Gerais, in order to draw a strategic plan that brings back its profitability and, at the same time, establish the main trends capable of promoting its perpetuity. The project used as a conceptual basis the analysis of the Vera Cruz’s last year results, specifically cost and revenues involving the service provision. Reports from the main class entities, as well as academic and media publications were also considered. Additionally, surveys and benchmarks of recent successful cases were carried out. The research strategy also included a series of interviews with internal and external leaders of the organization, professionals with different backgrounds and profiles, which enabled a comprehensive view of the problem and the paths to its solution. The study demonstrates the need to update the management practices of Vera Cruz itself, but also of the ecosystem that envolves Governments, Suppliers, Investors and Assocations. Finally, four scenarios were presented to bring back the profitability of the business – which has declined over the years and has worsened during the pandemic – and those include complementary subsidy practices, diversification of activities and expansion of the service portfolio, as well as the result of initiatives that, combined point to the new paths of this Market and the cities in wich they are inserted.en_US
dc.subjectÔnibus urbanosen_US
dc.subjectPequenas e médias cidadesen_US
dc.subjectPlanejamento estratégicoen_US
dc.titleEstudo de caso Vera Cruz Transporte e Turismo: como viabilizar empresas de transporte urbano de passageiros em pequenas e médias cidadesen_US
dc.contributor.emailjose.farias@viaquatro.com.bren_US
dc.contributor.emailjorgescanavachi@gmail.comen_US
dc.contributor.emailleandro@veracruztransporte.com.bren_US
dc.contributor.emailleonardo_mandelli@hotmail.comen_US
dc.contributor.emailmauricio@astur.com.bren_US
dc.contributor.emailpat_tessarollo@yahoo.comen_US
dc.publisher.citySão Pauloen_US
dc.subject.keywordUrban busesen_US
dc.subject.keywordPandemicen_US
dc.subject.keywordSmall and middle sized citiesen_US
dc.subject.keywordStrategic planen_US
dc.description.resumoOs negócios de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros no Brasil vêm enfrentando desafios para manter sua viabilidade, sofrendo com os impactos das novas necessidades dos clientes no pós-pandemia, com o grande aumento dos custos operacionais vinculados e com as atualizações das obrigações junto aos Governos locais. Essa situação é vivenciada pela Vera Cruz Transporte e Turismo, sediada no município de Araxá, no Estado de Minas Gerais, objeto deste estudo, mas também em muitas cidades de pequeno e médio porte brasileiras. Nesse contexto, o trabalho objetiva traçar um diagnóstico dos problemas e oportunidades existentes na gestão da operação da empresa mineira, a fim de traçar um plano estratégico que traga de volta sua viabilidade e, ao mesmo tempo, identifique as principais tendências capazes de promover sua perpetuidade. O projeto usou como base conceitual a análise dos resultados dos últimos anos da Vera Cruz, especificamente os custos e receitas que envolvem a prestação do serviço. Também foram considerados os relatórios das principais entidades de classe, além de publicações acadêmicas e de mídia. Adicionalmente, foram feitos pesquisas e benchmarks de casos de sucesso recentes. A estratégia de pesquisa contemplou, ainda, uma série de entrevistas com lideranças internas e externas à organização, profissionais com diferentes formações e perfis, que possibilitaram uma visão integral da problemática e dos caminhos para sua solução. O estudo deixa claro a necessidade de atualização das práticas de gestão da própria Vera Cruz, mas também do ecossistema que envolve Governos, Fornecedores, Investidores e Associações. Por fim, foram apresentados quatro cenários que possibilitam trazer de volta a rentabilidade do negócio — diminuída ao longo dos anos e agravada pela pandemia — que contemplam práticas de subsídio complementar, diversificação das atividades e ampliação do portfólio de serviços, e ainda o resultado de iniciativas prioritárias que, combinados, apontam para os novos caminhos desse mercado e das cidades em que estão inseridos.en_US
dc.description.classGN - T52en_US
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.