Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/629
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Paulo César Pêgas-
dc.contributor.authorFreitas, Álvaro Matos Coutinho de-
dc.contributor.authorNoman, Carolina de Oliveira-
dc.contributor.authorCorreia Junior, João de Oliveira-
dc.contributor.authorDias, Virgínia Maria-
dc.contributor.authorFerreira, Walace do Nascimento-
dc.date.accessioned2023-04-11T15:18:34Z-
dc.date.available2023-04-11T15:18:34Z-
dc.date.issued2022en_US
dc.identifier.citationFREITAS, Álvaro Matos Coutinho de et al. Pool de maquinistas modelo de negócio que promova fornecimento de mão de obra terceirizada para condução de trens. 2022. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2022.en_US
dc.identifier.urihttp://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/629-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2022.en_US
dc.subjectMaquinistasen_US
dc.subjectFerroviaen_US
dc.subjectTerceirizaçãoen_US
dc.subjectMão de obraen_US
dc.titlePool de maquinistas: modelo de negócio que promova fornecimento de mão de obra terceirizada para condução de trensen_US
dc.contributor.emailalvaro.matos@hotmail.comen_US
dc.contributor.emailcarolina.noman@mrs.com.bren_US
dc.contributor.emailjoao_ocjr@hotmail.comen_US
dc.contributor.emailvirginia.dias@vli-logistica.com.bren_US
dc.contributor.emailwalace.ferreira@vli-logistica.com.bren_US
dc.publisher.citySão Pauloen_US
dc.description.resumoApesar da maioria das ferrovias brasileiras terem perfis de carga sazonais, o dimensionamento do quadro de equipagem é feito pelo pico da demanda e um dos principais motivos é devido a dificuldade de formação desta mão de obra. A função de maquinista é muito antiga e tradicional e a trilha de formação deste profissional para o exercício desta atividade era menos complexa no passado, principalmente pelos avanços da tecnologia e inovação no setor ferroviário, trazendo uma dificuldade adicional ao processo de capacitação deste profissional. O objetivo desse projeto é desenvolver um modelo de negócio que promova a terceirização de mão de obra especializada na condução de trens. O problema norteador para este estudo é: como desenvolver um modelo atrativo para a terceirização de mão de obra especializada na condução de trens com o intuito de promover maior flexibilidade dos quadros de equipagem das ferrovias e, por consequência, reduzir os custos de mão de obra? A metodologia utilizada considerou a pesquisa exploratória através da busca por referências bibliográfica e pesquisa descritiva relacionada ao objeto do trabalho, além de desenvolvimento de estudo de caso. Como foco, destacou-se que é esperado um grande crescimento no volume transportado nos próximos anos, bem como, investimento em novos trechos e ferrovias que quando associado a dificuldade de formação desses profissionais, tem potencial para gerar um quadro crítico para as ferrovias brasileiras, porém, igual potencial para se tornar uma grande oportunidade para implantação de um modelo de gestão terceirizada desta mão de obra. Estratégia de negócio ainda nova para o setor, quando se fala em atividade fim, mas amplamente utilizada pelo mercado para os mais diversos fins, associando disponibilização de mão de obra especializada, sob demanda e redução de custo.en_US
dc.description.classGN - T55en_US
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.