Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/628
Título: Marketing e operação: um modelo de gestão de bagagens que promova a geração de valor para as empresas do grupo JCA
Autor(es): Nascimento, Adilio Batista do
Viana, André Campos da Cunha
Fonseca, Jose Alexandre Pereira da
Vital, Marcelo Chaves
Farias, Thiago Gomes de
Monteiro, Thiago Luiz Trevisan
E-mail: adilio.nascimento@viacaocometa.com.br
andre.viana@integrajca.com.br
alixandripereira@hotmail.com
marcelo.vital@focuslog.com.br
thiago.farias@viacaocometa.com.br
thiago.trevisan@voeazul.com.br
Orientador: Leão, Marcos Eugênio Vale
Número da turma: GN - T55
Data do documento: 2022
Citação: NASCIMENTO, Adilio Batista do et al. Marketing e operação: um modelo de gestão de bagagens que promova a geração de valor para as empresas do grupo JCA. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2022.
Resumo: A busca pela melhoria contínua faz com que as organizações se reinventem e criem formas de alcançar a gestão de alto desempenho. Entretanto, as dificuldades para que isso aconteça só aumentam, isso ocorre às vezes pela necessidade de eficiência, eficácia das operações e resultados, outras vezes devido ao Core Business que envolve gente. Para fazer gestão de gente é necessária muita habilidade interpessoal. Assim, é um desafio garantir a expansão e melhoria da qualidade dos serviços de transporte, uma vez que são essenciais para uma parcela significativa da população, que a todo tempo se movimenta. O Grupo JCA é uma holding brasileira com sede na cidade de Niterói no Rio de Janeiro, formada por um conglomerado de empresas atuando no setor de transporte rodoviário de passageiros, cargas e turismo. Fundada pelo empresário Jelson da Costa Antunes, tornou-se no início dos anos 2000, um dos maiores representantes do setor de transporte do país. Pertencem ao grupo JCA, empresas como a Auto Viação 1001, Viação Cometa, Auto Viação Catarinense, Rápido Ribeirão Preto, Wemobi e Expresso do Sul; sendo estas, as que atuam especificamente no transporte coletivo rodoviário de passageiros. Conduzir com segurança, respeito e confiança, milhões de passageiros todos os anos, é um dos seus valores. Tem uma operação que busca o aperfeiçoamento diário, interagindo mais de 4.500 (quatro mil e quinhentos colaboradores), e possui uma frota composta por mais de 2.000 (dois mil) ônibus novos e modernos. Para que toda essa estrutura influencie positivamente na mobilidade, oferecer sempre a melhor experiência de serviço, passa a ser um desafio para as companhias de transporte rodoviário. Outra tarefa desafiadora é, desenvolver produtos e serviços que gerem vantagem competitiva; um modelo de gestão de bagagens que promova a geração de valor para as empresas do grupo JCA, trabalhos específicos e diferenciados, buscando superar a expectativa do público alvo. Promover ideias inovadoras fins de garantir controle, conforto e qualidade dos serviços relacionados ao gerenciamento de bagagens, é uma expectativa prestes a se realizar no grupo JCA.
Abstract: The search for continuous improvement makes organizations reinvent themselves and create ways to achieve high-performance management. Andntretanto, the difficulties for this to happen onlyincreases m, this sometimes occurs by the need for efficiency, effectiveness of operations and results, other times due to the Core Business that involves people. To manage people it takes a lot of interpersonal skill. Thus, it is a challenge to ensure the expansion and improvement of the quality of transport services, since they are essential for a significant portion of the population, which at all times moves. Group JCA is a Brazilian holding company based in the city of Niteroi in Rio de Janeiro, formed by a conglomerate of companies operating in the sector of road transport of passengers, cargo and tourism. Founded by businessman Jelson da Costa Attunes, it became in the early 2000s, one of the largest representatives of the transport sector in the country. Companies such as Auto Viação 1001, Viação Cometa, Auto Viação Catarinense, Rápido Ribeirão Preto, Wemobi and Expresso do Sul belong to the JCA group; these are those that act specifically in the collective road transport of passengers. Driving safely, respectfully and confidently, millions of passengers every year, is one of your values. It has an operation that seeks daily improvement, interacting more than 4,500 (four thousand five hundred employees), and has a fleet composed of more than 2,000 (two thousand) new and modern buses. For this whole structure to positively influence mobility, always offer the best service experience, it becomes a challenge for road transport companies. Another challenging task is to develop products and services that generate competitive advantage; a baggage management model that promotes the generation of value for jca group companies, specific and differentiated work, seeking to exceed the expectations of the target audience. Promoting innovative ideas to ensure control, comfort and quality of services related to baggage management, is an expectation about to be held in the JCA group.
Palavras-chave: Gestão de bagagens
Geração de valor
Experiência do cliente
Cidade: São Paulo
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2022.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.