Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/607
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLeão, Marcos Eugênio Vale-
dc.contributor.authorMontalvão, Bruno Menezes-
dc.contributor.authorLerback, Leandro Alves-
dc.contributor.authorNatal, Lilian Jandre-
dc.contributor.authorCavalieri Junior, Silmar-
dc.contributor.authorMelo, Thadeu André-
dc.date.accessioned2023-02-01T20:30:00Z-
dc.date.available2023-02-01T20:30:00Z-
dc.date.issued2022en_US
dc.identifier.citationMONTALVÃO, Bruno Menezes et al. Responsabilidade social e desempenho Latam: um modelo que integre a melhoria do fator de ocupação nos voos com seu papel social. 2022. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Rio de Janeiro, 2022.en_US
dc.identifier.urihttp://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/607-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Rio de Janeiro, 2022.en_US
dc.description.abstractIn recent years ESG practices - Environmental, Social and Governance (in Portuguese: Ambiental, Social e Governança) have become a fundamental agenda for companies, as it contributes to ensuring the visibility of their business and attracting large investors in the financial market. The admission of sustainable habits and social concern are examples of business actions that can attract more investment, as companies with practices of this nature are considered stronger in times of crisis. ESG companies also stand out positively for their good reputation and values that delight attention from customers, strengthening loyalty to their service or products and implying an improvement in financial performance. In addition, ESG practice make the adaptation to laws and regulation fluid. Over time, non-ESG companies tend to lose credibility in the market. In view of this scenario, an opportunity was identified to develop an application project with Latam Airlines, which aims, through the practice of social fare, to include beneficiaries of a portion of society, more specifically, beneficiaries of social programs, by air transport, allowing, for example, immigrants from inland cities, in search of better job opportunities in the main capitals of the country, to return to their cities and visit family members more frequently. To this end, a model of inclusion and social responsibility was developed based on the aircraft occupancy factor, which presents, on average, an idleness of 20% of the seats in domestic trips vis a vis the wide population eligible to participate in this project, considering thousands of beneficiaries registered in social programs. The first test denoted technical, operational, strategic and legal feasibility, all aligned with the company's processes, implying not only an increase in revenue, but above all, the expansion and consolidation of the company's image for the consumer, society and government.en_US
dc.subjectESGen_US
dc.subjectTarifa socialen_US
dc.subjectInclusãoen_US
dc.subjectResponsabilidade socialen_US
dc.subjectClientesen_US
dc.titleResponsabilidade social e desempenho Latam: um modelo que integre a melhoria do fator de ocupação nos voos com seu papel socialen_US
dc.contributor.emailbruno.montalvao@latam.comen_US
dc.contributor.emailleandro.lerback@riocardmais.com.bren_US
dc.contributor.emaillilianjandre@hotmail.comen_US
dc.contributor.emailsilmar.junior@supervia.com.bren_US
dc.contributor.emailmobilidade@transonibus.org.bren_US
dc.publisher.cityRio de Janeiroen_US
dc.subject.keywordSocial tariffen_US
dc.subject.keywordInclusionen_US
dc.subject.keywordSocial responsabilityen_US
dc.subject.keywordCustomersen_US
dc.description.resumoNos últimos anos práticas ESG - Environmental, Social and Governance (em português: Ambiental, Social e Governança) tornaram-se pauta fundamental para as empresas, pois contribuem para garantir a visibilidade de seus negócios e atrair grandes investidores do mercado financeiro. A admissão de hábitos sustentáveis e a preocupação social são exemplos de ações empresariais que podem atrair mais investimentos, pois empresas com práticas desta natureza são consideradas mais fortes em períodos de crise. Empresas ESG destacam-se positivamente, também, pela boa reputação e valores que encantam e conquistam clientes, fortalecendo a fidelização e implicando na melhora do desempenho financeiro. Ademais, a prática ESG promove facilidade para adaptação às regulamentações e novas leis. Com o tempo, empresas que não sejam ESG tendem a perder credibilidade no mercado. Diante deste cenário, identificou-se a oportunidade de desenvolvimento de um projeto aplicativo junto à Companhia Aérea Latam Airlines, o qual visa através da prática de tarifa social, promover a inclusão de uma parcela da sociedade, mais especificamente, beneficiários de programas sociais, ao transporte aéreo, permitindo, por exemplo, que imigrantes de cidades do interior, em busca de melhores oportunidades de emprego nas principais capitais do país, possam retornar para as suas cidades e visitar os familiares com maior frequência. Para tal, foi elaborado um modelo de inclusão e responsabilidade social com base no fator de ocupação das aeronaves que apresenta, em média, uma ociosidade de 20% dos assentos em viagens domésticas vis a vis o amplo universo populacional elegível a participar deste projeto, considerando os milhares de beneficiários cadastrados em programas sociais. O primeiro ensaio denotou viabilidade técnica, operacional, estratégica e legal, todas alinhadas aos processos da empresa, implicando não apenas em aumento de receita, mas sobretudo, na ampliação e fortalecimento da imagem da companhia para o consumidor, sociedade e governo.en_US
dc.description.classGN - T54en_US
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.