Repositório Digital do Transporte

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Título: Gestão de frotas com foco na economicidade dos recursos em empresas de transporte rodoviário no Brasil
Autor(es): Jarrouge, Ana
Juliani, Amanda
Pauli, Gustavo Henrique
Bessa, Joyce
Friedrich, Laércio Rogério
Goulart, Nicole
Zanette, Priscila
Mol, Rafaella Codo Ferreira
Cardoso, Thais Bandeira
E-mail: anajarrouge@gmail.com
amanda@transjule.com.br
guto-pauli@hotmail.com
joyce@transjordano.com.br
laercio@santacruzbus.com.br
nicolegoulart@sestsenat.org.br
priscila@ouronegro.com
rafaella@jwferreira.com.br
thais.bandeira@kodexexpress.com
Orientador: Machado, Daniel José
Número da turma: GF - T01
Data do documento: 2022
Citação: JARROUGE, Ana et al. Gestão de frotas com foco na economicidade dos recursos em empresas de transporte rodoviário no Brasil. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Finanças com Ênfase em Transporte) - Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - Ibmec; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2022.
Resumo: As empresas de transporte rodoviário demandam alocar investimentos importantes em ativos fixos, representando elevado grau de imobilização. Desta forma, a problemática da pesquisa consiste em discutir a Gestão de Frotas visando a economicidade de recursos, por meio de práticas e indicadores utilizados pelas empresas, de forma a compreender as melhores práticas adotadas e propor melhorias para as empresas do setor de forma geral. Neste contexto, o presente trabalho apresenta, através de uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva e exploratória, com levantamento de dados e a aplicação de questionário estruturado, as práticas e percepções dos gestores frente a temática. Foram enviados questionários a 424 empresas do ramo, vinculadas à COMJOVEM – Comissão Nacional de Jovens Empresários e Executivos do Transporte Rodoviário de Cargas, da NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, localizadas em diversos Estados do Brasil, com predominância nos Estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Destas 424 empresas, obtivemos a resposta de 117, com uma taxa de participação de 27,59%. Como achados da pesquisa destacam-se que a principal motivação para troca de ativos é a idade do veículo, seguido pelo custo de manutenção e quilometragem rodada. Outro achado relevante indica que a maioria das empresas considera ideal substituir a frota entre 4 e 7 anos de uso. Porém, na grande maioria dos casos, isso não é possível, acontecendo apenas com tempo de uso superior a 8 anos. Ainda se identificou que muitas empresas desconhecem ou não utilizam indicadores para avaliação e suporte a decisão no momento da substituição de frotas (42,3% da amostra) e que em média os respondentes declaram-se com conhecimento médio de 5,51 sobre a temática, em uma escala de 1 a 7, evidenciando que apesar da relevância do tema para o setor, muitas são as carências e oportunidades que o assunto proporciona, tanto no avanço das melhores práticas de gestão, bem como na economicidade de recursos, visando a sustentabilidade das empresas que operam no setor.
Abstract: Road transport companies demand to allocate important investments in fixed assets, representing a high degree of immobilization. In this way, the research problem is to discuss Fleet Management aiming at the economy of resources, through practices and indicators used by companies, in order to understand the best practices adopted and propose improvements for companies in the sector in general. In this context, the present work presents, through a qualitative approach, of a descriptive and exploratory nature, with data collection and the application of a structured questionnaire, the practices and perceptions of managers regarding the theme. Questionnaires were sent to 424 companies in the field, linked to COMJOVEM – National Commission of Young Entrepreneurs and Executives of Road Cargo Transport, of NTC&Logística – National Association of Cargo Transport and Logistics, located in several states of Brazil, with predominance in the states of São Paulo, Santa Catarina and Rio Grande do Sul. Of these 424 companies, 117 responded, with a participation rate of 27.59%. As research findings, it is highlighted that the main motivation for exchanging assets is the age of the vehicle, followed by the cost of maintenance and mileage driven. Another relevant finding indicates that most companies consider it ideal to replace the fleet between 4 and 7 years of use, however, in the vast majority of cases, this is not possible, happening only with a period of use greater than 8 years. It was also identified that many companies are unaware of or do not use indicators for evaluation and decision support at the time of fleet replacement (42.3% of the sample) and that, on average, the respondents declare themselves with an average knowledge of 5.51 on the subject , on a scale from 1 to 7, showing that despite the relevance of the topic for the sector, there are many needs and opportunities that the subject provides, both in the advancement of best management practices, as well as in the economy of resources, aiming at sustainability of companies operating in the sector.
Palavras-chave: Análise de investimentos
Gestão de imobilizados
Substituição de frotas
Keywords: Asset management
Fleet replacement
Investment analysis
Cidade: São Paulo
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Finanças com Ênfase em Transporte) - Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - Ibmec; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2022.
Aparece nas coleções:Gestão de Finanças (GF)

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