Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/567
Título: Gestão do desempenho: a gestão de desempenho como vantagem competitiva para a empresa Intechlog
Autor(es): Schneider, Alencar Julio Feldens
Machado, André de Medeiros
Almeida, Gustavo Vilas Boas
Silveira, Letícia Débora da Silva
Blazina, Simone
Rodrigues, Tarcisio Santos
E-mail: alencar.schneider@vialacteos.com.br
amedeirosmachado@voegol.com.br
gvbalmeida@gmail.com
leticiadeb@msn.com
simone.blazina@gmail.com
trodrigues@metrorio.com.br
Orientador: Boaventura, Márcio
Número da turma: GN - T49
Data do documento: 2022
Citação: SCHNEIDER, Alencar Julio Feldens et al. Gestão do desempenho: a gestão de desempenho como vantagem competitiva para a empresa Intechlog. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Porto Alegre, 2022.
Resumo: O objetivo deste Projeto Aplicativo foi promover a gestão por desempenho como vantagem competitiva para a empresa Intechlog, visto que a ausência de alinhamento entre os colaboradores da empresa observada em relação à estratégia da organização pode acarretar na má estruturação administrativa impactando diretamente nos resultados esperados e enfraquecendo a estrutura e estratégia organizacional. Também é proposto desenvolver um modelo de Gestão por Desempenho que seja aplicável a uma empresa do ramo de transporte e para empresas que possuem pouco investimento ou conhecimento sobre práticas que possam fortalecer seu sistema administrativo como um todo. Este projeto foi realizado por meio de pesquisa descritiva, que analisou duas empresas que possuem programas de Gestão de Desempenhos reconhecidos e efetivamente aplicados em sua rotina. Utilizou-se, para tanto, questionários semiestruturados e entrevistas presenciais com os responsáveis por estes programas para obtenção dos dados. como apresentar algumas técnicas utilizadas para avaliar o desempenho de profissionais em qualquer contexto empresarial. Além dos benchmarkings realizados utilizou-se de materiais disponíveis em artigos, livros, revistas e periódicos, além dos conceitos que tangem a Gestão por Desempenho apresentando os obstáculos e oportunidades para que os colaboradores tenham uma avaliação fidedigna à sua performance e uma correta aplicação dos planos que possam ser desenvolvidos, bem como a empresa tenha uma gestão estratégica e voltada para os resultados esperados em seu planejamento estratégico. Nosso referencial teórico baseou-se na abordagem de cinco tópicos principais: A gestão por desempenho como ferramenta estratégica, o que é o capital humano, A importância e o valor do capital humano para a gestão 3.0, a avaliação por desempenho e a avaliação com foco em competências. O projeto buscou sugerir um método de gestão por desempenho que consiga melhorar a performance da empresa, além de criar um bom ambiente de trabalho e reduzir o turnover dando foco mais aprofundado no estudo e avaliação da ferramenta “Balanced Scorecard”, que foi implementada no caso prático descrito neste trabalho.
Palavras-chave: Gestão de desempenho
Capital humano
Competência
Cidade: Porto Alegre
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Porto Alegre, 2022.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gestão do desempenho - a gestão de desempenho como vantagem competitiva para a empresa Intechlog.pdf916.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.