Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/553
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSousa, Paulo Renato de-
dc.contributor.authorCoutinho, Cristiano Luiz-
dc.contributor.authorFelício, Eduardo-
dc.contributor.authorEnns, Maiko-
dc.contributor.authorSilva, Ronald dos Santos da-
dc.contributor.authorRego, Sérgio Luiz de Almeida-
dc.date.accessioned2022-11-01T20:30:09Z-
dc.date.available2022-11-01T20:30:09Z-
dc.date.issued2022en_US
dc.identifier.citationCOUTINHO, Cristiano Luiz et al. Projeto de inovação em sistemas e/ou tecnologias de rastreamento de bagagens e cargas para o setor aéreo. 2022. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Curitiba, 2022.en_US
dc.identifier.urihttp://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/553-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Curitiba, 2022.en_US
dc.description.abstractOne of the biggest financial and media impacts of the airline segment is the loss of baggage and cargo, which in addition to the financial cost, generates dissatisfaction in customers and impact on the image of the airline and, finally, judicial liabilities. It can even affect the value of the brand, being a concern for directors and stakeholders. Worldwide, especially in Europe and the USA, several solutions that mitigate the problem of cargo and baggage loss have been implemented. What would be the challenge of capturing these technologies and customizing them to the Brazilian scenario? What would be the user's perception and what are the effects of the company's image? The overall objective of the Project is to seek affordable solutions that simplify and improve the baggage and cargo tracking process, giving greater reliability to the internal (company) and external customers (customers and cargo shippers). And we can cite as specific objectives: 1. Improvement in the processes of receiving, identifying and tracking luggage and cargo; 2. Improvement in control and verification points; 3. Research and evaluate new technologies and/or tracking methodologies; 4. Evaluation of the cost/benefit of new technologies/methodologies; 5. Indicate the best solutions for airlines. 6. Reduce the cost of liabilities and brand impacts Each stage of the baggage and cargo travel chain is very important, as many problems can be avoided from the way you receive cargo or baggage, going through all processes: dispatch, sorting, loading, unloading and reloading of luggage or cargo. The solution may involve other stakeholders, such as airport concessionaires or handling companies.en_US
dc.subjectSetor aéreo brasileiroen_US
dc.subjectTransformação digitalen_US
dc.subjectNovos sistemas e tecnologiasen_US
dc.subjectInovaçãoen_US
dc.subjectExperiência do clienteen_US
dc.titleProjeto de inovação em sistemas e/ou tecnologias de rastreamento de bagagens e cargas para o setor aéreoen_US
dc.contributor.emailrh@r3transportes.com.bren_US
dc.contributor.emaileduardo.felicio2012@gmail.comen_US
dc.contributor.emailmaikoenns@hotmail.comen_US
dc.contributor.emailronald@princesadoscampos.com.bren_US
dc.contributor.emailslrego@voegol.com.bren_US
dc.publisher.cityCuritibaen_US
dc.subject.keywordBrazilian airline industryen_US
dc.subject.keywordDigital transformationen_US
dc.subject.keywordNew systems and technologiesen_US
dc.subject.keywordInnovationen_US
dc.subject.keywordCustomer experienceen_US
dc.description.resumoUm dos maiores impactos financeiros e midiáticos do segmento aéreo é a perda ou extravio de bagagem e carga, que além do custo financeiro, gera insatisfação nos clientes e impacto na imagem da companhia aérea e, por fim, passivos judiciais. Pode inclusive afetar o valor da marca, sendo uma preocupação para diretores e stakeholders. No mundo todo, em especial na Europa e EUA, diversas soluções que mitigam o problema de extravio de cargas e bagagens vêm sendo implementadas. Qual seria o desafio de capturar essas tecnologias e customizá-las ao cenário brasileiro? Qual seria a percepção do usuário e quais reflexos à imagem da companhia? O objetivo geral do Projeto é buscar soluções acessíveis que simplifiquem e melhorem o processo de rastreamento de bagagens e cargas, dando maior confiabilidade ao cliente interno (companhia) e externo (clientes e embarcadores de cargas). E podemos citar como objetivos específicos: 1. Melhoria nos processos de recebimento, identificação e rastreio das bagagens e cargas; 2. Melhoria nos pontos de controle e verificação; 3. Pesquisar e avaliar as novas tecnologias e/ou metodologias de rastreamento; 4. Avaliação do custo/benefício das novas tecnologias/metodologias; 5. Indicar as melhores soluções para as empresas aéreas. 6. Reduzir o custo de passivos e impactos a marca Cada etapa da cadeia de viagem das bagagens e cargas é muito importante, pois muitos problemas podem ser evitados a partir da maneira como se recebe a carga ou bagagem, passando por todos os processos: despacho, triagem, carregamento, descarregamento e restituição da bagagem ou carga. A solução pode envolver outros stakeholders, como por exemplo as concessionárias aeroportuárias ou empresas de handling.en_US
dc.description.classGN - T46en_US
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Projeto de inovação em sistemas e ou tecnologias de rastreamento de bagagens e cargas para o setor aéreo.pdf2.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.