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Título: Da carga ao turismo: guia prático para avaliação de projetos viáveis de trens turísticos em linhas férreas não operacionais no Brasil
Autor(es): Pereira, Armando Flavio Furtado
Soares, Camila Morais e
Almeida, Danny Marchesi de
Lazarini, Lígia Cristina
Silva, Rafael Vieira da
E-mail: armando.f.furtado@gmail.com
camilamrsoares@gmail.com
danny.marchesi@vli-logistica.com.br
ligia.lazarini@vli-logistica.com.br
rafael.vieira.silva@vale.com
Orientador: Cesar, Ramon Victor
Número da turma: GN - T47
Data do documento: 2022
Citação: PEREIRA, Armando Flavio Furtado et al. Da carga ao turismo: guia prático para avaliação de projetos viáveis de trens turísticos em linhas férreas não operacionais no Brasil. 2022. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2022.
Resumo: O presente projeto aplicativo trata dos aspectos normativos, operacionais, turísticos e financeiros em uma avaliação de viabilidade de implementação de um Trem Turístico em trechos não-operacionais devolvidos ou em processo de devolução pelas ferrovias de carga. Buscou-se responder quais premissas devem ser consideradas por concessionárias de ferrovias e patrocinadores ao apoiar entidades interessadas em implementação de projetos de trem turístico. O objetivo foi elaborar um guia prático e preparar um check-list contemplando aspectos conceituais, sociais e funcionais que devem ser avaliados pelas empresas privadas e órgãos patrocinadores e apoiadores, de modo a avaliar aspectos que tragam a viabilidade de um trem turístico. A metodologia envolveu o uso uma combinação de abordagens sociais, operacionais e financeiras da realidade de manutenção de uma operação ferroviária. Foram observados os princípios estratégicos baseados em estudos de caso inseridos no universo de iniciativas de sucesso e insucesso para levantar quais aspectos devem ser considerados em um estudo de viabilidade de implantação de trens turísticos. Foi construído um guia com um check-list que apoiará as instituições patrocinadoras na avaliação das premissas a serem consideradas para que se viabilize o projeto pleiteado. Verificou-se que os projetos de trens analisados têm relevância histórica e social e não são capitaneados por grandes grupos econômicos, empresas do ramo de turismo ou lazer. Não estão situados em cidades já turísticas, embora reúnam atrativos históricos e relacionados à memória ferroviária. A oferta de linha férrea não é acompanhada pela disponibilidade de vagões de passageiro sem uso, mas em bom estado. Os ativos existentes também requerem grandes esforços e investimentos para a recuperação, panorama que se agrava se considerados a inexistência de uma variedade de empresas que trabalham com a restauração deste tipo de ativo. Concluiu-se que a viabilidade dos projetos terá forte relação com as cidades em que se situam e com a existência de políticas e ações voltadas ao turismo no município; com a existência de grande poder econômico, próprio ou de patrocinador, com fôlego para curto, longo e médio prazo; com a disposição dos órgãos reguladores em oferecer consultoria técnica e, eventualmente flexibilizar regras regulatórias que geram altos custos e grande complexidade para a gestão.
Abstract: This application project deals with regulatory, operational, tourist and financial aspects in an assessment of the feasibility of implementing a Tourist Train in non-operational stretches returned or in the process of being returned by freight railways. We sought to answer which premises should be considered by railway concessionaires and sponsors when supporting entities interested in implementing tourist train projects. The objective was to prepare a practical guide and prepare a checklist covering conceptual, social and functional aspects that must be evaluated by private companies and sponsoring and supporting bodies, in order to assess aspects that bring the viability of a tourist train. The methodology involved using a combination of social, operational and financial approaches to the reality of maintaining a railway operation. The strategic principles based on case studies inserted in the universe of successful and unsuccessful initiatives were observed to raise which aspects should be considered in a feasibility study for the implementation of tourist trains. A guide was created with a checklist that will support the sponsoring institutions in the assessment of the premises to be considered in order to make the requested project viable. It was found that the analyzed train projects have historical and social relevance and are not led by large economic groups, tourism or leisure companies. They are not located in already touristic cities, although they have historical attractions and those related to the railway memory. The railway line offer is not accompanied by the availability of unused passenger cars, but in good condition. Existing assets also require great efforts and investments for recovery, a scenario that is aggravated when considering the inexistence of a variety of companies working with the restoration of this type of asset. It was concluded that the feasibility of the projects will have a strong relationship with the cities in which they are located and with the existence of policies and actions aimed at tourism in the municipality; with the existence of great economic power, whether its own or as a sponsor, with breath for the short, long and medium term; with the regulatory bodies' willingness to offer technical advice and, eventually, make regulatory rules more flexible that generate high costs and great complexity for management.
Palavras-chave: Trens turísticos
Viabilidade
Estratégia
Investimento
Keywords: Tourist trains
Viability
Strategy
Investment
Cidade: Belo Horizonte
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2022.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

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