Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/535
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Paulo César Pêgas-
dc.contributor.authorLopes, Douglas-
dc.contributor.authorDiniz, Henrique-
dc.contributor.authorBalbino, Leonardo-
dc.contributor.authorPretti, Liemar-
dc.contributor.authorFreitas, Liomar-
dc.contributor.authorVieira, Tiago-
dc.contributor.authorGonçalves, Wellington-
dc.date.accessioned2021-12-14T16:25:38Z-
dc.date.available2021-12-14T16:25:38Z-
dc.date.issued2021en_US
dc.identifier.citationLOPES, Douglas et al. Proposta de indicador padronizado de pontualidade para o transporte de passageiros no modal rodoviário. 2021. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Vitória, 2021.en_US
dc.identifier.urihttp://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/535-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Vitória, 2021.en_US
dc.description.abstractThe main purpose of the study is to fill the lack of studies and widely disseminated criteria for the punctuality of the passenger road transport in Brazil and thus establish an indicator that can be approved and used by the regulatory agency as an additional factor to guarantee the quality of services provided to society by companies that operate between pairs of cities on a regular basis according to public concession. The air transport was understood as a reference in punctuality and from it, statistical data of trips from the Rio de Janeiro to São Paulo obtained from a large airline in 2019 were studied to then compare the warnings and variability index of the samples in relation to the programmed time for rail, subway and, finally, 4 road companies in the sections of the same pair of cities. The perception of road customers was also researched to understand if the delay is felt by the departure or arrival and what is the expected tolerance for delay by the surveyed population. It is expected with the study, to allow customers greater reliability of the schedules executed for the stretch at the time of choosing their bus company.en_US
dc.subjectTempo de viagemen_US
dc.subjectPontualidadeen_US
dc.subjectEmpresas aéreasen_US
dc.subjectAtraso de partidaen_US
dc.subjectAtraso de chegadaen_US
dc.subjectModal rodoviárioen_US
dc.titleProposta de indicador padronizado de pontualidade para o transporte de passageiros no modal rodoviárioen_US
dc.contributor.emaildouglas.rodrigues.lopes@vale.comen_US
dc.contributor.emailhenrique.diniz@engenharia.ufjf.bren_US
dc.contributor.emailleonardo.balbino@grupoccr.com.bren_US
dc.contributor.emailljpretti@viacaopretti.com.bren_US
dc.contributor.emailliomar.freitas@hotmail.comen_US
dc.contributor.emailtiagov.silva@latam.comen_US
dc.contributor.emailwellingtont@aguiabranca.com.bren_US
dc.publisher.cityVitóriaen_US
dc.subject.keywordTime tripen_US
dc.subject.keywordPunctualityen_US
dc.subject.keywordAirlinesen_US
dc.subject.keywordDeparture delayen_US
dc.subject.keywordArrival delayen_US
dc.subject.keywordRoad transporten_US
dc.description.resumoO objetivo do trabalho foi preencher a lacuna de estudos e critérios amplamente divulgados para a pontualidade do modal rodoviário de passageiros no Brasil e, assim, estabelecer um indicador que possa ser homologado e utilizado pela agência reguladora como fator adicional de garantia à qualidade dos serviços prestados à sociedade pelas empresas que operam trechos entre pares de cidades de forma regular conforme concessão pública. O modal aéreo foi entendido como referência em pontualidade e, a partir dele, foram estudados dados estatísticos de viagens do trecho Rio de Janeiro a São Paulo de uma grande companhia aérea no ano de 2019, e, então, foram comparados o índice de advertências e a variabilidade das amostras em relação ao tempo programado para os modais ferroviário, metroviário. Por fim, compararam-se 4 empresas rodoviárias nos trechos do mesmo par de cidades. A percepção dos clientes rodoviários também foi pesquisada para entender se o atraso é sentido na partida ou na chegada das viagens e qual a tolerância ao atraso pela população pesquisada. Espera-se com este trabalho possibilitar aos clientes maior confiabilidade nos horários executados para o trecho no momento da escolha de sua companhia rodoviária.en_US
dc.description.classGN - T45en_US
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Proposta de indicador padronizado de pontualidade para o transporte de passageiros no modal rodoviário.pdf3.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.