Repositório Digital do Transporte

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Título: Turnover: os motivos geradores de pedido de desligamento de trabalhadores em uma empresa de transporte de passageiros
Autor(es): Gonzaga, Amanda de Sá
Ribeiro, Celso Brenha
Nascentes, Chrityan
Fernandes, Flávio
Rico, Josemari Freitas Vieira
Moura, Marcelo Vieira de
Maia, Paulo José Brito
E-mail: amanda@gruposantazita.com.br
celso.ribeiro@latam.com
christyan@gruposantazita.com.br
flavio@transuica.com.br
josy@grupounimar.com.br
marcelom@patrus.com.br
paulo.brito@mrs.com.br
Orientador: Boaventura Jr., Márcio
Número da turma: GN - T45
Data do documento: 2021
Citação: GONZAGA, Amanda de Sá et al. Turnover: os motivos geradores de pedido de desligamento de trabalhadores em uma empresa de transporte de passageiros. 2021. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Vitória, 2021.
Resumo: Este projeto aplicativo foi elaborado a partir da observação dos enormes e variados desafios que as organizações enfrentam no que diz respeito à captação e manutenção do seu capital humano. Esse contexto, avaliado no interior das empresas de transporte, consiste em elementos impactantes nos custos das mesmas. Dessa forma, esse trabalho tomou por objetivo geral identificar os principais motivos que fazem os motoristas de empresas transportadoras solicitarem desligamento dessas organizações, elencando-os pelo número de desligamentos e se tal motivo é direto ou indireto. Para tanto, foi feita uma explanação do turnover e os custos por ele gerado às organizações, uma pesquisa bibliográfica sobre os benefícios da entrevista de desligamento e sobre os motivos geradores de desligamento de empregados e, também, buscou-se identificar os principais motivos de desligamento em uma empresa de transporte de passageiros, bem como técnicas de benchmarking para ajudar a solucionar o problema. Por fim, após a exposição dos dados coletados tanto na pesquisa bibliográfica, através de artigos acadêmicos e livros, quanto na pesquisa documental, pela análise de dados arquivados pela empresa de transporte de passageiros. Percebeu-se que a principal causa do turnover foi devido ao endividamento financeiro, entre outros fatores, como stress, acidentes de trânsito e insatisfação com o trabalho, etc. Concluiu-se que para minimizar o turnover e os custos nele embutidos, a empresa deverá programar um planejamento estratégico que abranja ações de integração dos empregados, planos de cargos e salários e avaliação de desempenho, palestras sobre educação financeira e acompanhamento do colaborador. Também será necessário à contratação de um profissional da psicologia que ajudará na resolução de vários fatores, desde o stress emocional até os problemas com endividamento. A empresa poderá também fazer um planejamento para minimizar o turnover para conseguir controlar os custos por este fenômeno gerado. Quanto aos gestores operacionais, devem se aproximar dos motoristas para ajudá-los a resolver os seus problemas e diminuir a possibilidade do colaborador solicitar desligamento da organização. Por fim, verificou-se que para a empresa diminuir o indicador do turnover, será preciso acompanhar detalhes de cada um dos motivos elencados para o desligamento dos seus colaboradores e trabalha-los pontualmente pela organização.
Abstract: This application project was developed based on the observation of the enormous and varied challenges that organizations face with regard to the capture and maintenance of their human capital. This context, evaluated within the transport companies, consists of impacting elements in their costs. Thus, this work took as a general objective to identify the main reasons that make drivers of transport companies request termination of these organizations, listing them by the number of terminations and whether this reason is direct or indirect. For this purpose, an explanation of the turnover and the costs it generates to the organizations was made, a bibliographical research on the benefits of the termination interview and on the reasons that generate employee termination and also sought to identify the main reasons for dismissal. in a passenger transport company, as well as benchmarking techniques to help solve the problem. Finally, after exposing the data collected both in the bibliographical research, through academic articles and books, and in the documental research, through the analysis of data filed by the passenger transport company. It was noticed that the main cause of turnover was due to financial indebtedness, among other factors, such as stress, traffic accidents and dissatisfaction with work, etc. It was concluded that, in order to minimize turnover and the costs involved, the company should program a strategic plan that includes actions to integrate employees, job and salary plans and performance evaluation, lectures on financial education and employee follow-up. It will also be necessary to hire a psychology professional who will help resolve various factors, from emotional stress to debt problems. The company may also plan to minimize turnover in order to control the costs caused by this phenomenon generated. As for the operational managers, they must approach the drivers to help them solve their problems and reduce the possibility of the employee requesting dismissal from the organization. Finally, it was found that for the company to be able to reduce the turnover indicator, each of the reasons listed for the dismissal of its employees must be worked on by the organization on time.
Palavras-chave: Turnover
Benchmarking
Entrevista de desligamento
Transporte
Keywords: Shutdown interview
Transport
Cidade: Vitória
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Vitória, 2021.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)



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