Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/532
Título: A utilização da economia colaborativa como ferramenta estratégica na gestão de estoques do setor metroferroviário
Autor(es): Segantine, Filipe
Serpa, Filipe
Mello, Gustavo
Fonseca, Hermes
Matos, Michel
Shnaiderman, Ninah
Brandão, Rafael
E-mail: filipe.segantine@hotmail.com
faraujo@metrorio.com.br
gustavo.mello@mrs.com.br
hermes.fonseca@vli-logistica.com.br
michel@aguiabranca.com.br
ninah.shnaiderman@supervia.com.br
rafaelbrandao01@yahoo.com.br
Orientador: Sousa, Paulo Renato de
Número da turma: GN - T45
Data do documento: 2021
Citação: SEGANTINE, Filipe et al. A utilização da economia colaborativa como ferramenta estratégica na gestão de estoques do setor metroferroviário. 2021. 141 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Vitória, 2021.
Resumo: O objetivo deste estudo é propor práticas baseadas na economia colaborativa para uma gestão de estoques mais eficiente nas empresas do setor metroferroviário de cargas e de passageiros, propondo caminhos de atuação que enderecem os principais desafios existentes neste sentido. Assim sendo, a questão que se coloca, então, é: como aplicar a economia colaborativa para aumento da eficiência na gestão de estoques das empresas do setor metroferroviário? Para responder a tal questionamento, utilizamos métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos, aplicando entrevistas e gerando dados que explanassem resultados possíveis. A conclusão a que se chegou foi que com a aplicação do compartilhamento e colaboração entre as empresas é possível ter, através de trocas de experiencia e informações, maior agilidade nos processos de compra e ampliação da disponibilidade dos itens devido ao maior volume de compra. Os impactos esperados são menores custos e melhor desempenho.
Palavras-chave: Setor metroferroviário
Cadeia de suprimentos
Economia colaborativa
Gestão de estoques
Cidade: Vitória
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Vitória, 2021.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.