Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/517
Título: Gestão de multas: uma plataforma de abrangência nacional para controle e gerenciamento de multas de trânsito
Autor(es): Montanheiro, Anderson Carlos
Cordeiro, Fernando
Campos, Janaina dos Santos Pereira
Barizon, Rodolfo
Silva, Rogério Candido da
E-mail: anderson@callexpress.com.br
fernando.cordeiro@viacaocometa.com.br
janaina.campos@transjordano.com.br
rodolfo.ribeiro@transpanorama.com.br
rogerio.candido@goldencargo.com.br
Orientador: Leão, Marcos Eugênio Vale
Número da turma: GN - T44
Data do documento: 2021
Citação: MONTANHEIRO, Anderson Carlos et al. Gestão de multas: uma plataforma de abrangência nacional para controle e gerenciamento de multas de trânsito. 2021.89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Campinas, 2021.
Resumo: O gerenciamento de multas de trânsito é um assunto pouco explorado nas empresas do transporte rodoviário brasileiro. Não há material de pesquisa disponível, o acesso a informações é limitado, e os investimento na área são considerados em segundo plano, e para muitos, dispensável. Em 2019, ocorreram 30.371 mortes no trânsito brasileiro de acordo com o Ministério da Saúde, sendo então de extrema importância atuarmos em cima das infrações cometidas pelos motoristas que transportam pessoas, mercadorias e, consequentemente, sonhos, os quais podem se perder por questão de detalhes. Os índices de perda de motorista pela pontuação de CNH são altíssimos, devido à falta de instrução, treinamentos e de monitoramento, o que torna a mão de obra disponível cada vez menos qualificada. Portanto, o projeto em questão buscou respostas de como aprimorar o processo de gestão de multas, contribuindo com o desempenho do negócio, a redução de impacto social e do bem-estar do motorista. Neste sentido, propôs-se um modelo para o gerenciamento de multas capaz de minimizar os impactos nos custos e na melhoria da eficiência operacional, proporcionando ganhos reais para o ambiente corporativo e social. Este projeto apresenta soluções em um curto espaço de tempo, com ferramentas capazes de disponibilizar informação em tempo real que possibilite um acompanhamento preciso das infrações. A identificação dos condutores responsáveis pelas infrações possibilitará um acompanhamento mais próximo e, consequentemente, o desenvolvimento de programas que visam a uma melhor condução dos veículos. O tempo hábil para identificar os condutores dos veículos autuados reduzirá os custos relacionados a pagamento de multas do tipo NIC (Não Indicação do Condutor). A viabilidade de implantação do projeto mostrou-se positiva, a partir do desenvolvimento de um sistema que irá consolidar dados dos diferentes órgãos autuadores, disponibilizando para as empresas interessadas um ambiente virtual com dados processados que possibilitarão o desenvolvimento de novos conceitos e processos, os quais poderão alavancar os resultados operacionais, reduzir custos, trazer resultados positivos para a sociedade e para os trabalhadores do setor de transporte, em especial os motoristas. A redução do número de infrações será consequência, assim como o número de acidentes.
Palavras-chave: Multa de trânsito
Gestão de multas
Ambiente virtual
Cidade: Campinas
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Campinas, 2021.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gestão de multas.pdf1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.