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http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/513
Título: | Desenvolvimento de pessoas e responsabilidade social: atração e formação de mão de obra para o mercado de agências de navegação/armadores |
Autor(es): | Silva, Ana Paula Guimarães Rodriguez Atílio, Edson Tadeu Pereira, Fernando Justino Stafanato, Lorraine Rocha, Rafael Aparecido Salgueiro, Rosiani Maria Rodrigues |
E-mail: | asilva.ssz@unishipping.com.br edson@stu.com.br fpereira.ssz@unishipping.com.br lorraine.stafanato@latam.com rocha_barretos@hotmail.com rosi@graneleiro.com.br |
Orientador: | Boaventura Jr., Márcio |
Número da turma: | GN - T43 |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | SILVA, Ana Paula Guimarães Rodriguez et al. Desenvolvimento de pessoas e responsabilidade social: atração e formação de mão de obra para o mercado de agências de navegação/armadores. 2021.59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2021. |
Resumo: | O transporte marítimo possui, historicamente, grande influência no desenvolvimento do Brasil e em especial na Baixada Santista, por possuir o maior Porto do Brasil. O Porto de Santos conquistou no mês de agosto 2020, a melhor marca de toda a série histórica ao movimentar 13,7 milhões de toneladas, alta de 13,6% sobre o mesmo mês de 2019 e 1,8% acima do recorde anterior, registrado em julho último, quando operou 13,5 milhões de toneladas. Consequentemente a abrangência do modal aquaviário, possibilita a entrada e saída de mercadorias do Brasil para o mundo e vice versa, mantendo assim uma grande parte dos empregos da região, através das atividades diretas e indiretas ligadas a esta atividade. Para termos de comparação, 60,4 mil empregos equivalem a 21% da população ocupada nas três cidades do entorno do Porto de Santos – Santos (204,2 mil), Guarujá (54,6 mil) e Cubatão (28,9 mil), conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2017. As atividades captadores de mão de obra, são as Agências de Navegação/Armadores, prestadores de serviço para fornecimento de consumo aos navios, pessoal para movimentação de carga (estiva), empresas de transporte terrestre de carga, empresas de aluguel e venda de empilhadeiras, terminais de movimentação de carga e de containers, despachantes, empresas de angariamento de carga, órgãos do governo, entre outras. Apesar do advento da tecnologia ter banido diversos postos de emprego na região, ainda temos o constante desafio de ter mão de obra capacitada para a manutenção de todas as atividades acima mencionadas, falando especificamente da atividade das Agencias Marítimas, que tem como principal função a representação dos armadores internacionais que operam no Brasil, atendendo-os através de representação comercial, gerenciamento de toda a documentação das cargas perante as autoridades portuárias, importadores e exportadores, controle logístico, operacional e financeiro, além de apoio em questões jurídicas pertinentes à área. Considerando a grande diversidade desta atividade, as empresas já começaram a sentir uma escassez de mão de obra especializada para o preenchimento de vagas para o setor. Apesar da existência da formação universitária em Comércio Exterior, percebe-se que profissionais devidamente treinados e capacitados para as atividades específicas, são difíceis de achar no mercado, pois a formação em Comércio Exterior não capacita estes profissionais para a operar devidamente sistemas específicos da área, legislação e o conhecimento técnico das áreas de back office das Agencias Marítimas. O objetivo deste projeto é analisar o interesse das Agências de Navegação em captar mão de obra especializada, agilizando a contratação, diminuindo tempo de treinamento e redução do turn over. Através da aplicação de uma pesquisa, busca-se compreender a necessidade das empresas e, a partir disso, propor alternativas para captação/contratação de mão de obra. Queremos também desenvolver o interesse dos jovens na profissão, buscando dar oportunidade de capacitação para jovens, promovendo a inclusão social. |
Abstract: | Historically, maritime transport has had a great influence on the development of Brazil and especially in Baixada Santista, as it has the largest port in Brazil. In August 2020, the Port of Santos achieved the best mark in the entire historical series, moving 13.7 million tons, up 13.6% over the same month in 2019 and 1.8% above the previous record, registered last July, when it operated 13.5 million tons. Consequently, the scope of the waterway modal, allows the entry and exit of goods from Brazil to the world and vice versa, thus maintaining a large part of the jobs in the region, through direct and indirect activities related to this activity. For comparison, 60.4 thousand jobs are equivalent to 21% of the employed population in the three cities surrounding the Port of Santos - Santos (204.2 thousand), Guarujá (54.6 thousand) and Cubatão (28.9 thousand) , according to data from the Brazilian Institute of Geography and Statistics 2017. The activities that capture labor are the Shipping Agencies / Shipowners, service providers for supplying consumption to ships, personnel for handling cargo (stowage), shipping companies land cargo transportation, forklift rental and sale companies, cargo and container handling terminals, dispatchers, cargo raising companies, government agencies, among others. Although the advent of technology has banned several jobs in the region, we still have the constant challenge of having skilled labor to maintain all the activities mentioned above, specifically speaking of the activity of Maritime Agencies, whose main function is to represent international shipowners operating in Brazil, serving them through commercial representation, management of all cargo documentation before port authorities, importers and exporters, logistical, operational and financial control, as well as support in legal matters relevant to the area. Considering the great diversity of this activity, companies have already started to feel a shortage of specialized labor to fill vacancies for the sector. Despite the existence of university education in Foreign Trade, it is clear that professionals duly trained and qualified for specific activities are difficult to find in the market, since training in Foreign Trade does not enable these professionals to properly operate specific systems in the area, legislation and technical knowledge of the back office areas of Maritime Agencies. The objective of this project is to analyze the interest of Shipping Agencies in attracting specialized labor, streamlining hiring, reducing training time and reducing turn over. Through the application of a survey, we seek to understand the needs of companies and, from there, propose alternatives for attracting / hiring labor. We also want to develop young people's interest in the profession, seeking to provide training opportunities for young people, promoting social inclusion. |
Palavras-chave: | Transporte aquaviário Capacitação Agências de navegação |
Keywords: | Water transportation Training Shipping agencies |
Cidade: | São Paulo |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2021. |
Aparece nas coleções: | Gestão de Negócios (GN) |
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