Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/512
Título: A inovação como diferencial competitivo no transporte: criação e incremento de um ecossistema de facilitação da transformação digital e adaptação à indústria 4.0
Autor(es): Silva, Marco Antonio Mascarenhas Leme
Elias, Guilherme de Oliveira
Faria, Alexander Américo de
Scioli, Marcos Rogério
E-mail: mamlsilva@voegol.com.br
guilherme@zbtransportes.com
alexander.faria@viacaocometa.com.br
scioli2005@hotmail.com
Orientador: Vidigal, Frederico
Número da turma: GN - T43
Data do documento: 2021
Citação: SILVA, Marco Antonio Mascarenhas Leme et al. A inovação como diferencial competitivo no transporte: criação e incremento de um ecossistema de facilitação da transformação digital e adaptação à indústria 4.0. 2021.142 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2021.
Resumo: A concepção do projeto aplicativo contemplou o desenvolvimento de estudo de aspectos da transformação digital de modo a contribuir para que as empresas de transporte no Brasil se familiarizem com os temas e se orientem na realização de um autodiagnóstico de maturidade, de modo a buscarem soluções e se readaptarem ao ambiente da Industria 4.0. Nesse contexto, um ambiente de inovação e de mudança da mentalidade estratégica das empresas e seus gestores a fim de se capacitarem aos desafios dessa transição são imprescindíveis para a sobrevivência dessas empresas. Nesse sentido, acredita-se que, por meio de um portal ou plataforma que lhes forneça acesso a um ecossistema de inovação, essas empresas tendem a se adaptar à digitalização e ao domínio do transporte por meio de plataformas, considerando que a capacidade de antecipação das tendências e das soluções de transformação digital é condição vital para a sobrevivência das empresas. O presente projeto aplicativo teve como objetivo principal desenvolver um modelo de portal com um ecossistema de soluções juntamente com as demonstrações de adequação e viabilidade como contribuição para que as empresas de transporte rodoviário se beneficiem das transformações produzidas pela Industria 4.0. Do ponto de vista metodológico, o projeto seguiu uma abordagem qualitativa e descritiva explorando benchmarkings e entrevista semiestruturadas com gestores de 10 diferentes empresas. Como resultados, tomando por base as contribuições de bases conceitos e coleta de dados em campo, foi apresentada uma proposta de um portal com ferramentas de diagnóstico de maturidade baseadas na transformação digital, bem como um modelo de ecossistema de soluções para que as empresas saiam na dianteira nessa transição e criem um diferencial competitivo atual, potencializando as chances de readaptação e perenização no segmento. Ademais, espera-se que a proposta contribua para a redução de custos por meio de digitalização, automação e migração dos modelos de contratação tradicional.
Abstract: The conception of the application project included the development of a study of as-pects of digital transformation in order to help transport companies in Brazil to become familiar with the themes and to orient themselves in carrying out a self-diagnosis of maturity, in order to seek solutions and readjust to the Industry 4.0 environment. In this context, an environment of innovation and a change in the strategic mentality of com-panies and their managers in order to be able to face the challenges of this transition are essential for the survival of these companies. In this sense, it is believed that, through a portal or platform that provides them with access to an innovation ecosys-tem, these companies tend to adapt to digitization and the domain of transport through platforms, considering that the ability to anticipating trends and digital transformation solutions is a vital condition for the survival of companies. The present application pro-ject had as main objective to develop a portal model with an ecosystem of solutions together with the demonstrations of suitability and feasibility as a contribution for the road transport companies to benefit from the transformations produced by Industry 4.0. From a methodological point of view, the project followed a qualitative and descriptive approach exploring ben-chmarkings and semi-structured interviews with managers from 10 different companies. As a result, based on the contributions of concept bases and data collection in the field, a proposal for a portal with maturity diagnostic tools based on digital transformation was presented, as well as a model of an ecosystem of solutions for companies take the lead in this transition and create a current competitive differential, increasing the chances of readaptation and perpetuation in the segment. In addition, it is expected that the proposal will contribute to cost reduction through digitization, automation and migration of traditional contracting models.
Palavras-chave: Ecossistema de inovação
Transição
Tendências
Industria 4.0
Digitalização
Keywords: Innovation ecosystem
Transition
Tendencies
Industry 4.0
Scanning
Cidade: São Paulo
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2021.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A inovação como diferencial competitivo no transporte.pdf4.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.