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http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/51
Título: | Estudo comparativo entre diferentes modelos de operação logística ferroviária: aplicabilidade no mercado brasileiro |
Autor(es): | Azevedo, André Andrade Almeida, Leandro Noronha Almeida, Marina Valetin de Freitas Coelho, Paulo Sérgio Gonçalves Holanda, Uinne Antunes Silveira |
E-mail: | andre.andrade@vale.com leandro.almeida@tlsa.com.br marina.almeida@tlsa.com.br paulo.coelho@tlsa.com.br uinne.silveira@tlsa.com.br |
Orientador: | Figueiredo Filho, Geraldo |
Número da turma: | GN - T15 |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | AZEVEDO, André Andrade et al. Estudo comparativo entre diferentes modelos de operação logística ferroviária: aplicabilidade no mercado brasileiro. 2017. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Recife, 2017. |
Resumo: | Dentre todos os meios de transporte terrestre de cargas e de passageiros, o modal ferroviário se destaca principalmente para longas distâncias e alto volume de cargas. Portanto se mostra como a solução ideal para a matriz de transportes de um país com dimensões continentais com elevada produção de commodities agrícolas e minérios como o Brasil. Entretanto, a participação desse modal na matriz de transporte brasileira ainda está aquém do seu potencial. Devido a elevada complexidade do assunto, esse trabalho não se propõe exaurir o tema, mas procura investigar a realidade do modal ferroviário brasileiro, avaliando a história das ferrovias, a influência do governo, os gargalos, a questão da segurança jurídica e da atratividade de investimentos. Tendo como tema central, a comparação entre os modelos de concessão vertical e horizontal (open-access), avaliando suas características a partir da opinião de estudiosos e de executivos das principais concessionárias. Limitado, portanto a avaliações teóricas, com base em dados disponibilizados pelas empresas e agências do governo, bem como em trabalhos científicos publicados em periódicos e livros. Por fim, avalia que a escolha de um modelo de concessão depende de fatores diversos que precisarão ser avaliados em conjunto por concessionários, população e governo nas futuras discussões, necessárias para a evolução e o crescimento do modal ferroviário e do Brasil. |
Abstract: | Among all the means of land transport of freight and passengers, the rail mode stands out mainly for long distances and high volume of cargoes. Therefore, it shows itself as the ideal solution for the transport matrix of a country with continental dimensions, high production of agricultural commodities and minerals like Brazil. However, the participation of this modal in the Brazilian transport matrix is still below its potential. Due to the high complexity of the subject, this work does not propose to exhaust the theme, but seeks to investigate the reality of the Brazilian railroad, evaluating the history of the railways, the influence of the government, the bottlenecks, the question of legal security and attractiveness of investments. The central theme of this study is the comparison between the models of vertical and horizontal concession (open-access), evaluating its characteristics based on the opinion of scholars and executives of the main concessionaires. Limited, therefore the theoretical evaluations, based on data provided by companies and government agencies, as well as scientific papers published in periodicals and books. Finally, it evaluates that the choice of a concession model depends on several factors that will need to be evaluated jointly by concessionaires, population and government in the future discussions, necessary for the evolution and growth of the railroad modal and of Brazil. |
Palavras-chave: | Ferrovias Concessão Modelos |
Keywords: | Railroad Concession Models |
Cidade: | Recife |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Recife, 2017. |
Aparece nas coleções: | Gestão de Negócios (GN) |
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